CAMPUS QUISSAMÃ

1ª Geleia de Jogos do IFF campus Quissamã

por admin publicado 09/09/2015 19h05, última modificação 18/12/2017 14h20
O evento, promovido pelo Laboratório de Computação Física do campus Quissamã, procurou estimular a organização em equipes e a criação de jogos.

A 1ª Geleia de Jogos do IFF foi realizada nos dias 25 e 26 de agosto de 2015 com a participação de alunos dos três anos do Curso Técnico Integrado em Informática. O evento propôs aos participantes a formação de equipes para a criação de jogos em um período de 24 horas, utilizando a ferramenta Scratch do MIT (http://web.mit.edu/).

Levando em consideração o momento atual e com o intuito de promover uma reflexão sobre o assunto, o evento teve como tema a "Greve". Para o professor Luiz Cesar Faria, coordenador do Curso Técnico em Informática e um dos idealizadores da proposta, desafiar os alunos a criarem um jogo em um espaço de tempo tão limitado é estimulante para o aprendizado deles.

“Queríamos que eles compreendessem que são capazes de ter ideias originais e de transformá-las em um jogo plenamente funcional. Game Jams normalmente duram 48 horas, mas decidimos adotar o Scratch e diminuir o tempo para que eles se acostumassem com o modelo”, explica Luiz. “Nossa ideia é que a próxima Geleia de Jogos aconteça simultaneamente em vários campi”, completou.

Além de Luiz, os professores Daniel Vasconcelos e Monique Curcio também atuaram como avaliadores dos jogos produzidos e o desafio foi bem aceito pelos estudantes. "Achei bem legal porque fez com que a gente se empenhasse em uma coisa durante um tempo determinado e raciocinasse mais rápido. Tinha que saber como ia ser o jogo, como ia ser a música, o que cada objeto faria e o que os outros integrantes do time estavam fazendo”, relatou o estudante Jhonny Braga.

Alguns dos jogos desenvolvidos poderão ser acessados pelos seguintes links:

IFF nas Redes Sociais: http://portal.iff.edu.br/redessociais

(Publicada em: 09/09/15)