CAMPUS QUISSAMÃ

Alunos desenvolvem braço mecânico

por admin publicado 14/03/2014 17h05, última modificação 18/12/2017 14h21
Os alunos do 1° semestre de 2013 do Curso técnico em Eletromecânica do campus Quissamã desenvolvem cópia de braço mecânico.

Os alunos da turma do 1° semestre de 2013, do Curso técnico em Eletromecânica do campus Quissamã desenvolveram, na disciplina de Sistemas Hidráulicos e Pneumáticos, um braço mecânico.

O professor responsável, André Cavalcante, afirma que a atividade é um caminho para aplicação e avaliação dos conhecimentos adquiridos durante as aulas. “Para desenvolver a atividade, os alunos precisam definir um cronograma a ser seguido, identificar qual equipamento será copiado, desenvolver o projeto de montagem, relacionar o material a ser trabalhado, evitando ao máximo o desperdício, assim como executar a montagem”, comenta o professor que afirma que trabalhos como esse fazem parte da rotina da disciplina.

O braço mecânico é um importante equipamento na indústria, atuando na movimentação de cargas e equipamentos pesados.

Os alunos do curso saem muito beneficiados com a aplicação prática do conhecimento: “quando vemos, na teoria, informações sobre os equipamentos, a gente não consegue saber direito como vai funcionar, mas, quando trabalhamos com eles na prática, temos uma ideia completa de suas funções e de seu funcionamento, diz o aluno David, que participou da confecção do braço mecânico.

As atividades são realizadas sempre no 4° semestre do curso, dividindo-se em duas etapas: no 1° bimestre, os alunos identificam componentes como compressores, válvulas e pistões, na teoria e na prática e no 2° bimestre, concluem a parte prática com a montagem de um sistema que reproduza algo real. A turma do 2° semestre de 2014 desenvolverá a cópia de uma escavadeira.

Veja o vídeo demonstrativo AQUI.

(Publicada em 14/03/2014)