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Campus desenvolve projeto de matemática
A dificuldade em aprender matemática é uma barreira para que muitos jovens e adultos continuem seus estudos, mais do que isso, pode ser também um empecilho para conquistar a tão sonhada vaga no mundo do trabalho, visto que as seleções para grandes empresas exigem, além de outros quesitos, competências matemáticas.
Pensando nessas questões e com o objetivo de desenvolver habilidades de cálculo, a inserção de estudantes em problemas de raciocínio, o incentivo à tecnologia e à capacitação de alunos nas áreas exatas, o professor Luiz Fernando Athayde, do IFFluminense campus Quissamã, desenvolveu o projeto intitulado Quissamã na Olimpíada de Matemática.
A proposta é atender aos estudantes do sexto ao nono anos do Ensino Fundamental de forma que eles tenham mais sucesso nas seleções para os cursos do IFFluminense e cheguem mais bem preparados, o que refletirá na melhoria de sua formação e na sua permanência.
Para que a ação ocorra, vislumbra-se uma parceria com a Prefeitura de Quissamã-RJ. No último dia 20, foi realizada uma reunião que contou com o professor Luiz Fernando, a diretora de ensino do campus, Aline Estaneck, o secretário municipal de Educação, Francisco Carlos Gomes, e a orientadora educacional, Luciana Barros da Silva Gaspar.
“Além da necessidade de reduzirmos o nível de evasão nos cursos que têm matemática na grade curricular, pretendemos também ajudar os candidatos dos processos seletivos que não têm amplo domínio dos conceitos matemáticos”, declarou Luiz Fernando.
O projeto contará com treinamento semanal e o turno poderá ser manhã ou tarde, mas deverá ser estabelecido de acordo com a disponibilidade de horário das instituições participantes. As aulas serão ministradas para diminuir a deficiência em matemática por meio de apostilas com resolução de problemas e treinamento para ingresso nos cursos com questões de provas anteriores. As avaliações serão bimestrais. De acordo com o professor Luiz Fernando, “Haverá um professor presencial e outro que possa atender por intermédio de uma plataforma a distância”.
Para o diretor do campus, Marcelo Peçanha Sarmento, é importante “alcançar os jovens do município antes mesmo de passarem pelo processo seletivo, dando a eles mais oportunidades e condições de acesso e permanência na instituição”.
Para saber mais, acesse a descrição do projeto submetido ao CNPq AQUI.
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(Publicada em: 30/10/14)