CAMPUS QUISSAMÃ

Campus lança jornal escolar IFFalei

por admin publicado 16/10/2014 11h15, última modificação 18/12/2017 14h20
Jornal foi produzido por alunos como parte de atividade de extensão que procura aliar o ensino da língua portuguesa à abordagem de questões multidisciplinares.

O IFFalei integra o projeto “O jornal na escola – uma proposta multidisciplinar”, coordenado pela professora de língua portuguesa Karine Castelano, com o objetivo de incentivar a capacidade de leitura, síntese e interpretação dos alunos, construindo um saber multidisciplinar. “A ideia da elaboração de um Jornal Escolar surgiu da necessidade de explorar questões culturais e temas transversais a partir de pesquisas e dos projetos já desenvolvidos no Instituto Federal Fluminense – campus Quissamã”, explica Karine.

A primeira edição é composta principalmente por textos opinativos, mas conta também com letras de música, poesias, charges, crônicas, contos e desenhos. A produção do jornal envolveu uma dinâmica de trabalho coletiva. Inicialmente foram realizadas oficinas nas aulas de Língua Portuguesa, para que os alunos aprendessem a estruturar um artigo de opinião. Após muitas leituras e debates, eles escolheram um tema de sua preferência e escreveram a respeito. Os discentes participaram também das demais etapas do processo de produção de um jornal.

O projeto foi bem recebido pelos alunos. Thayná Rosário aprova a iniciativa, pois “pela primeira vez nós temos um espaço para expressar a nossa opinião e falar sobre os assuntos que temos interesse. Além disso, o jornal é uma ótima oportunidade para aqueles que escrevem poesias ou desenham exporem seus trabalhos”.

A aluna Laylla Carvalho se identificou com a proposta, por gostar muito de ler e escrever. Neste primeiro número, além de contribuir com dois textos, um de opinião e outro de formato livre, a aluna participou da seleção dos artigos, da revisão e da diagramação do jornal. Laylla considera que a experiência tem ajudado em sua aprendizagem. “Estou mais organizada, aprendo com os erros das outras pessoas em relação à escrita, pois reviso os textos, e aprendo a organizar o jornal a partir dos textos e das imagens selecionadas”, detalha.

Oficina de elaboração do IFFalei
 Alunos participam da oficina de produção do IFFalei

O primeiro número do IFFalei reúne textos de alunos dos cursos técnicos de Eletromecânica e Informática, integrados ao ensino médio, e do curso técnico em Segurança do Trabalho, ofertado na modalidade Proeja. Para as próximas edições, a meta é incluir não só alunos dos demais cursos do campus Quissamã, mas também de outras escolas do município. A proposta é que a cada novo número seja trabalhado um gênero textual distinto, tais como notícia, história de vida e reportagem. Na segunda edição, os alunos vão aprender a relatar um acontecimento na forma de notícia.

O jornal terá uma periodicidade bimestral e será distribuído não só entre os alunos do próprio instituto, mas também em escolas do município. Esta primeira edição conta com uma tiragem de 500 exemplares.

IFF nas redes sociais: http://portal.iff.edu.br/redessociais

(Publicada em: 17/10/14)