CAMPUS QUISSAMÃ

Capacitação para cuidadoras de idosos

por admin publicado 10/08/2015 18h05, última modificação 18/12/2017 14h20
O Núcleo de Gênero do IFFluminense campus Quissamã promove curso de extensão de cuidador de pessoa idosa. Capacitação com a Cruz Vermelha foi uma das etapas.

Ao todo, 40 mulheres do município de Quissamã participam do Curso de Extensão “Cuidador de Pessoa Idosa”, oferecido pelo Núcleo de Gênero “Violência Doméstica Contra a Mulher e os Impactos/Reflexos no Mercado de Trabalho”, do IFFluminense campus Quissamã.

As alunas já receberam uma capacitação e certificação em primeiros socorros, realizada pela equipe da Cruz Vermelha, no dia 29 de julho. Elas ainda serão qualificadas nas seguintes legislações: Estatuto do Idoso, Lei Maria da Penha e PEC das Domésticas. Com carga horária de 180 horas, as aulas começaram em julho e seguem até o dia 31 de outubro de 2015, três vezes por semana, na sede do campus.

“O curso atende mulheres com ensino fundamental completo, beneficiárias dos programas federais ou municipais de transferência de renda, entre outros que atendam a critérios específicos de vulnerabilidade social. As vagas foram preenchidas em parceria com o CRAS e as Secretarias de Saúde e de Assistência Social do município” explica a coordenadora do Núcleo de Gênero, Jane Fernandes da Costa. Ela acrescenta que as cursistas receberam o material didático do Ministério da Saúde, da Secretaria de Atenção à Saúde do Idoso e do IFFluminense.

Saiba Mais: o projeto "Violência Doméstica contra a Mulher e os Reflexos/Impacto no Mercado de Trabalho" tem por objetivo contribuir com a produção de conhecimento e metodologias de intervenção em ações de prevenção e combate da violência doméstica, realizando parcerias com a rede de proteção e assistência à mulher dos municípios de Quissamã e Carapebus. Considera-se relevante buscar ações que incidam nos índices dos vários tipos de violência e, em se tratando de uma instituição de ensino, dar destaque ao empoderamento dessas mulheres com vistas ao aumento da escolarização e inserção no mercado de trabalho das mesmas.

IFF nas redes sociais:http://portal.iff.edu.br/redessociais

(Publicada em: 10/08/15)