CAMPUS QUISSAMÃ

Celiff - Campus Quissamã

IFF Campus Quissamã participa em webinar promovido pelo CEL-ETITC da Colômbia

por Mayara Shneider Silveira Gonçalves publicado 14/10/2021 12h18, última modificação 25/10/2021 13h31
Celiff participa em webinar "Clases Híbridas: lo nuevo, lo viejo y lo innovador", promovido pelo Centro de Lenguas de la Escuela Tecnológica Instituto Técnico Central (CEL-ETITC), da Colômbia.
 Webinar "Clases Híbridas: lo nuevo, lo viejo y lo innovador"

Participantes da Webinar "Clases Híbridas: lo nuevo, lo viejo y lo innovador"

O webinar intitulado "Clases Híbridas: lo nuevo, lo viejo y lo innovador", realizado no dia 07 de outubro pelo Centro de Lenguas de la Escuela Tecnológica Instituto Técnico Central (CEL-ETITC), da Colômbia, reuniu profissionais da Bulgária, da Colômbia e do Brasil.

A abertura do webinar contou com a participação da Dra. Doris Dukova (Bulgária), Diretora de Relações Interinstitucionais e Internacionais da ETITC-Colômbia que falou sobre a importância da internacionalização para a instituição e fez uma breve apresentação sobre a CACE: "A Comunidade de apoio para Classes Espelho é uma iniciativa que congrega 52 instituições de 12 países e que consiste em um espaço para compartilhar experiências pedagógicas, didáticas e de relacionamento em torno às novas estratégias de Internacionalização", afirmou a Dra. Doris Dukova em uma fala traduzida da língua espanhola.

Representando o Brasil, ILeana Franzoso, docente de espanhol do Campus Quissamã, contribuiu com o relato do piloto de Teletandem, feito em parceria entre o CEL-ETITC (Colômbia) e o Centro de Línguas do IFF (Celiff) Campus Quissamã. Teletandem é uma ação de internacionalização em casa que promove o aprendizado colaborativo de línguas. A iniciativa envolveu dez estudantes de espanhol do Celiff Campus Quissamã e dez estudantes de português do CEL-ETITC. Até o presente momento foram realizados dois encontros do projeto piloto Teletandem, em 16 e 30 de setembro.

“Soubemos do Teletandem por meio da professora Aline Renó do Campus Machado do IFSul de Minas, que fez um relato de sua experiência em parceria com instituições da Argentina, México e Peru. Ficamos encantados e aproveitamos a nossa participação na Comunidad de Apoyo para Clases Espejo (Cace)da Colômbia para prospectar um parceiro e fazer um projeto piloto de Teletandem. Foi uma experiência muito enriquecedora para os nossos estudantes!”, afirma ILeana Franzoso.

Para a Diretora do CEL-ETITC da Colômbia, Carolina García Ruiz, em sua fala traduzida da língua espanhola, o Teletandem tem sido uma experiência muito positiva para os estudantes colombianos: "O Teletandem tem sido uma ideia genial que conseguimos implementar em conjunto e que trouxe resultados muito bonitos. Além do aspecto acadêmico, a experiência foi repleta de cultura e vivências. As palavras dos estudantes demostraram como eles se sentiram bem com o Teletandem ao poder falar com um par de outro país."

Para quem não conseguiu acompanhar ao vivo, está disponível no link o webinar Clases Híbridas: lo nuevo, lo viejo, lo innovador, promovido pelo Centro de Lenguas de la Escuela Tecnológica Instituto Técnico Central da Colômbia.

registrado em: ,