CAMPUS QUISSAMÃ

Equipes dos Centros de Memória promovem encontro

por admin publicado 22/05/2015 19h30, última modificação 18/12/2017 14h20
O Encontro das equipes dos projetos que integram o programa Centros de Memória do IFFluminense foi realizado no dia 14 de maio, durante a II Semana de Cultura e Integração do campus Quissamã.

Durante o encontro, foram realizadas oficina de audiovisual para servidores e alunos que participam do Programa e uma reunião entre as equipes com o objetivo de compartilhar experiências e planejar ações futuras. A ação fez parte das atividades da II Semana de Cultura e Integração do campus Quissamã.

A oficina de Edição de Vídeo foi ministrada pela bolsista do projeto Centro de Memória "Identidade Local & Patrimônio Coletivo", do campus Quissamã, Gisele Fragoso, do terceiro ano do Técnico Integrado em Informática. O curso foi realizado em dois dias (terça e quinta-feira) e contou com a participação de cerca de 25 pessoas, entre alunos e servidores de diversos campi do IFFluminense.

Paralelamente, coordenadores e membros das equipes dos Centros de Memória dos campi se reuniram para trocar experiências. Na ocasião, conforme explica Rogério Ribeiro, coordenador do Centro de Memória de Quissamã, as ações que vêm sendo desenvolvidas pelos projetos foram discutidas e debateu-se sobre as dificuldades e as soluções para resolver questões inerentes às atuações do grupo.

“No caso do Centro de Memória do campus Quissamã, foi apresentada a minuta da grade curricular da proposta de curso de Pós-graduação Lato Sensu em Educação Patrimonial e Tecnologias Contemporâneas”, disse Rogério. “Essa proposta de curso resulta de uma releitura que os docentes do campus fazem das ações de extensão que vêm sendo desenvolvidas nas áreas de educação patrimonial e desenvolvimento de produtos tecnológicos, como audiovisuais, games e aplicativos. O referido curso, que ainda depende de aprovação de instâncias institucionais, é uma proposta de transdisciplinaridade no terreno das múltiplas linguagens”, acrescenta.

Também participaram do encontro o diretor de Extensão da Pró-reitoria de Extensão e Cultura, Gustavo Gomes Lopes, e o arquivista da Reitoria, Ramon Maciel. O Programa conta, atualmente, com 11 Centros de Memória instalados nos campi Cabo Frio, Macaé, Quissamã, Campos Centro, Campos Guarus, Bom Jesus do Itabapoana, Itaperuna, Rio Paraíba do Sul/Upea, Santo Antônio de Pádua e nos campi avançados Cambuci e São João da Barra. Acesse a página do Programa AQUI.

IFF nas redes sociais:http://portal.iff.edu.br/redessociais

(Publicada em: 22/05/15)