CAMPUS QUISSAMÃ

Mesa-redonda

Expansão e Consolidação da Rede Federal de Educação estará em debate no Campus Quissamã

por Comunicação Social da Reitoria publicado 22/11/2016 15h12, última modificação 22/11/2016 15h12
A mesa-redonda “Os desafios do processo de expansão e consolidação da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica” receberá pesquisadores para discutir os possíveis rumos da Rede Federal no atual cenário do país.
EXPANSÃO E CONSOLIDAÇÃO DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO ESTARÁ EM DEBATE NO CAMPUS QUISSAMÃ

As últimas mudanças governamentais relacionadas à educação repercutiram em todo o país, provocando uma série de discussões relacionadas ao futuro das escolas brasileiras, bem como aos planejamentos e investimento a serem realizados nos próximos anos. Antenados nesse debate nacional, a equipe do Campus Quissamã irá realizar a mesa-redonda intitulada “Os desafios do processo de expansão e consolidação da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica” no dia 24 de novembro de 2016, às 14h, no auditório do campus, para discutir os possíveis rumos da Rede Federal no atual cenário do país.

"A concepção do evento surgiu durante o III Fórum Nacional de Educação Profissional e Tecnológica", afirma Aline Estaneck Rangel Pessanha, diretora-geral do campus e responsável pelo evento, referindo-se ao fórum que ocorreu entre os dias 26 e 29 de maio de 2015, em Recife (PE). "Lá tive a oportunidade conhecer o professor Eliezer Pacheco e pude perceber a importância das suas concepções acerca da nossa Rede. Assim, desde o evento, tive o desejo de trazê-lo ao campus", comenta.

A diretora acrescenta que o objetivo inicial do evento era levar aos novos servidores mais informações sobre os fundamentos que estruturaram os Institutos Federais, mas que a conjuntura atual da educação no país direcionou a discussão para outros rumos.

"Durante os ajustes do evento, houve um elemento que confirmou a necessidade de espaços de discussão sobre a nossa identidade: toda a conjuntura política e econômica nacional que vem assombrando os Institutos. Além disso, minha intenção culminou com o lançamento do último livro do professor Eliezer, 'Fundamentos Políticos-Pedagógicos dos Institutos Federais: diretrizes  para uma educação profissional e tecnológica transformadora', lançado pela Editora IFRN", afirma a diretora-geral.

O evento é aberto a servidores e estudantes de todos os campi, assim como a representantes do poder municipal de cada município onde exista uma unidade do IFFluminense. O campus que tiver interesse em participar deverá enviar uma lista com até 15 participantes para o e-mail gabinete.quissamã@iff.edu.br. Cada convidado poderá apresentar seu ponto de vista sobre o Projeto dos Institutos Federais, bem como sua condição na atual conjuntura política e econômica do país.

"Considero a realização da mesa-redonda relevante para quem não acompanhou todo o processo de criação dos IFs e tampouco tinha conhecimento sobre as escolas técnicas. Da mesma forma, para buscar uma aproximação com a  gestão municipal na qual haja um campus do Instituto Federal Fluminense e, não menos importante, para que o estudante e, por conseguinte, seus familiares abracem a nossa causa, valorizem esse espaço de transformação e juntem-se a nós em busca de consolidar e avançar cada vez mais", finaliza Aline.

Comunicação Social da Reitoria

registrado em: ,