CAMPUS QUISSAMÃ

FestFIC: O Gancho marca presença

por admin publicado 09/07/2015 12h55, última modificação 18/12/2017 14h20
Documentário produzido por alunos da Oficina de Audiovisual do campus está sendo exibido nas instituições integrantes do Festival Interuniversitário de Cultura.

A caravana “O Gancho”, que envolve a projeção do documentário produzido em 2013 e um debate sobre a relevância da memória cultural, esteve no dia 06 de julho no Instituto de Artes e Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói, e nesta sexta-feira, 10, estará no Cefet-RJ campus Petrópolis para uma segunda apresentação.

A exibição comentada do documentário “O Gancho” objetiva levar os espectadores a refletir sobre a necessidade de salvaguardar o patrimônio histórico e cultural de suas próprias comunidades.

“Apesar da greve na UFF, cumprimos a dinâmica proposta e estabelecemos um diálogo importante para futuras apresentações. Para a participação no Cefet-RJ, estamos com boas expectativas”, disse Rogério Fernandes, coordenador do Centro de Memória do campus Quissamã. Segundo ele, será uma apresentação para estudantes do Ensino Médio Técnico. “Estamos incorporando outras atividades como a apresentação de aplicativos para educação patrimonial, pelo professor Daniel Vasconcelos. Além disso, a equipe do Gancho participará de uma oficina de colagem com fotografias dos patrimônios de Petrópolis”, explica Rogério, enfatizando que todas as atividades envolvem a percepção da importância de preservar o patrimônio histórico e cultural.

O Gancho: O documentário “O Gancho”, produzido por alunos do campus Quissamã com a participação de estudantes da rede pública estadual, foi realizado a partir de entrevistas com pessoas cujas vidas estiveram direta ou indiretamente ligadas à Companhia Engenho Central de Quissamã.

A origem do Engenho remonta à segunda metade do século XIX e sua memória afetiva se encontra disseminada pela comunidade quissamaense. O documentário é uma parceria firmada entre o Instituto Federal Fluminense – Centro de Memória do campus Quissamã -, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Lazer de Quissamã.

IFF nas redes sociais:http://portal.iff.edu.br/redessociais

(Publicada em: 09/07/15)