CAMPUS QUISSAMÃ

FestFIC: O Gancho no Cefet Petrópolis

por admin publicado 21/07/2015 13h11, última modificação 18/12/2017 14h20
Encerrando sua participação no Festival Interuniversitário de Cultura (FestFIC), o documentário “O Gancho” foi apresentado no Cefet Petrópolis, no dia 10 de julho de 2015.

A caravana “O Gancho”, que envolve a projeção do documentário produzido em 2013 e um debate sobre a relevância da memória cultural, participou do FestFIC no dia 10 de julho de 2015 com uma apresentação para cerca de 20 alunos do primeiro ano do Ensino Médio Integrado de Telecomunicações do Cefet Petrópolis. No dia 06 de julho, a caravana esteve no Instituto de Artes e Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói.

Do campus Quissamã, estiveram presentes Rogério Fernandes, coordenador do projeto; professor Daniel Vasconcelos, que fez uma pequena palestra sobre games e educação patrimonial; e o bibliotecário André Silva.

A exibição comentada do documentário “O Gancho” objetiva levar os espectadores a refletir sobre a necessidade de salvaguardar o patrimônio histórico e cultural de suas próprias comunidades.

O Gancho: O documentário “O Gancho”, produzido por alunos do campus Quissamã com a participação de estudantes da rede pública estadual, foi realizado a partir de entrevistas com pessoas cujas vidas estiveram direta ou indiretamente ligadas à Companhia Engenho Central de Quissamã.

A origem do Engenho remonta à segunda metade do século XIX e sua memória afetiva se encontra disseminada pela comunidade quissamaense. O documentário é uma parceria firmada entre o Instituto Federal Fluminense – Centro de Memória do campus Quissamã -, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Lazer de Quissamã.

IFF nas redes sociais:http://portal.iff.edu.br/redessociais

(Publicada em 21/07/15)