Notícias
Francês visita campus avançado Quissamã
Nesta sexta-feira, dia 24 de setembro, o campus avançado Quissamã, do IF Fluminense, vai receber a visita do francês Jean Klinkert, da Associação de Turismo da região da Alsácia, na França, a “Association Départamentable du Tourisme du Haut- Rhin”, conhecida como ADT.
O objetivo é conhecer o espaço físico do campus, onde deve ser construído, pela Prefeitura Municipal de Quissamã/RJ, um laboratório de hotelaria, gastronomia e turismo, em parceria com a Caixa Econômica Federal.
A previsão é que os laboratórios atendam aos cursos de educação profissional na área de cozinha e hotelaria, que deverão ser ofertados a partir de 2013.
A visita deve acontecer logo depois de uma reunião com o Prefeito da cidade, Armando Carneiro, representantes de sua equipe e jornalistas locais, que está marcada para as 14h30. Em seguida, Jean Klinkert segue para a Casa de Artes Machadinha, onde participa da abertura do 1º Festival Gastronômico da cidade, assinado por Christopher Lidy.
Parceria com a França
O contato com a ADT da Alsácia (França) teve início através da Prefeitura de Quissamã/RJ, em 2005, para firmar uma parceria. Em 2008, o IF Fluminense foi convidado para participar das discussões desta parceria.
Em fevereiro de 2009, a Prefeitura de Quissamã enviou representantes em missão técnica à França com o objetivo de efetivar entendimentos para consolidar um convênio de intercâmbio para a qualificação profissional na área de gastronomia e hotelaria nas instituições de ensino brasileiras.
Fizeram parte dessa missão Dalila Mello e Francisca Celina Barcelos da Secretaria Municipal de Educação, Mariangela Abreu, do campus Quissamã, e Romilda Suinka, do campus Cabo Frio. A Reitora do IF Fluminense, Cibele Daher também participou deste grupo, pelo Ministério da Educação.
A missão técnica, após encontros formais, concluiu que o convênio deveria ser firmado com o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Fluminense, por ser uma Instituição Educacional diretamente vinculada ao Ministério da Educação.