CAMPUS QUISSAMÃ

Extensão, Pesquisa e Inovação

IFF Campus Quissamã participa do projeto 5Girls

por Campus Quissamã com Comunicação Social da Reitoria publicado 20/04/2022 18h25, última modificação 20/04/2022 18h25
Projeto interinstitucional, que reúne o IFF, a UFF e o Cefet-RJ, foi lançado oficialmente durante evento realizado em Niterói, no dia 08 de abril.
IFF Campus Quissamã participa do projeto 5Girls

Docentes e Discentes participam do evento que inicia o projeto 5Girls

Alunos e professores do IFF Campus Quissamã participaram do evento que marcou o início do Projeto 5Girls, realizado na Escola de Engenharia da UFF - Campus Praia Vermelha, na cidade de Niterói-RJ, no dia 08 de abril de 2022. O projeto interinstitucional reúne a Universidade Federal Fluminense (UFF), o Instituto Federal Fluminense (IFF) e o Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet-RJ), com fomento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e parceria da TIM Brasil.

Também participaram do evento os docentes e discentes da Escola de Engenharia da UFF e do Cefet-RJ Campus Nova Friburgo, além de representante da empresa TIM. A programação contou com visita técnica aos laboratórios da Escola de Engenharia da UFF, abertura do Projeto 5G e Roda de Conversa: Mulheres nas Engenharias, Ciências e Computação.

Coordenado pela professora Yona Lopes, da Escola de Engenharia da UFF, o 5Girls é um projeto de pesquisa que pretende utilizar a tecnologia 5G em aplicações de missão crítica do sistema elétrico, ao mesmo tempo que promove o estímulo à participação e à formação de meninas e mulheres para as carreiras de Ciências Exatas e da Terra, Engenharias e Computação.

No IFF, o projeto é coordenado pela professora Daniele Henrique, e também conta com parceria do Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual (Nugedis) do Campus Quissamã. Os alunos da unidade ficaram entusiasmados com a participação no evento: "Não teria forma melhor de começar esse projeto do que fazer essas visitas técnicas e esse encontro pessoalmente com todos. Foi um dia incrível, de muitas conversas, conhecimento, trocas de experiências e descobertas novas que vão nos ajudar muito em nossa vida social e acadêmica", desatacou a estudante do Curso Técnico em Eletromecânica, Julia Alves Barboza Pinto.

Para a gerente sênior de Parcerias Tecnológicas da TIM, Ana Carolina Pedreira, o evento foi um sucesso, além de ser inovador e  grande incentivador das mulheres a ingressarem nessas carreiras.

"Tem sido uma grande satisfação participar do 5Girls; e ter a oportunidade de mentorar jovens tão comprometidas e motivadas é um imenso privilégio! A visita técnica na UFF foi muito proveitosa, e a roda de conversa, que inaugurou formalmente o programa, com discentes e docentes do IFF, da UFF e do CEFET foi muito emocionante. Muita troca de experiências e vivências, o que só afirma o viés colaborativo e empoderador desse programa! #orgulhodepentencer", ressalta Ana Carolina.

Os próximos encontros e eventos ainda não estão confirmados, porém a expectativa é de que ocorram uma visita técnica na TIM Brasil e palestras técnicas e de inclusão feminina nas instituições envolvidas.