CAMPUS QUISSAMÃ

IFF Campus Quissamã realiza visita técnica à Fanzinoteca

por admin publicado 19/09/2023 12h39, última modificação 26/10/2023 16h32
Atividade faz parte do Projeto Integrador de Fanzine.
Portal 1

O Instituto Federal Fluminense Campus Quissamã deu início ao Projeto Integrador de Fanzine, no segundo semestre de 2023, alinhado ao seu comprometimento com a educação e a inovação. O projeto, que visa ampliar o conhecimento dos alunos e dialogar com projetos já existentes, tem a coordenação da professora de Língua Portuguesa, Karolline Silva, apoio da diretora de Pesquisa e Extensão do campus, Ileana Franzoso, e do aluno Gabriel Almeida, do Curso Técnico Integrado em Informática.

Neste contexto, foi realizada uma visita técnica à Fanzinoteca do IFF Campus Macaé, com realização da oficina de Fanzine, sob a orientação do professor Alberto de Souza, no dia 06 de setembro, das 14h às 16h, proporcionando uma experiência enriquecedora para os participantes.

"A visita técnica à Fanzinoteca contribuiu para o encantamento dos nossos estudantes, promovendo o potencial criativo de cada um deles. Tenho certeza de que essa experiência ficará na memória dos alunos e trará novos frutos", destaca Illeana.

Para Gabriel, a visita à Fanzinoteca foi uma grande adição ao projeto integrador. "Aprender sobre a temática fora da sala de aula foi um jeito perfeito de apresentar um gênero textual tão abrangente. Foi possível ver o quanto os fanzines podem ser uma ferramenta de aprendizagem e expressão, que não dependem se a pessoa já se interessa por literatura ou não", afirma.

Karolline também enfatizou a importância da visita. "Conhecer a Fanzinoteca - um espaço que reúne criações coletivas (fanzines e outras publicações) - foi muito agregador para nós, pois estamos iniciando uma jornada de aprendizagem sobre fanzine. Os alunos do nosso campus ficaram admirados com o projeto desenvolvido pelo professor Alberto. É gratificante saber que nossos discentes possuem um espaço de criação, incentivo à escrita, debates e aquisição de conhecimentos que transcendem o currículo escolar".

A Fanzinoteca é um espaço onde criações coletivas, entrevistas e relatos de experiência ganham vida sob a forma de fanzines. Essas publicações desempenham um papel relevante no processo de ensino-aprendizagem dos educandos, abrindo novos horizontes para a expressão criativa e a aquisição de conhecimento.

Os fanzines, cujo nome deriva da contração de "fanatic" e "magazine" (ou seja, "revista de fã"), representam uma forma única de expressão artística e literária. Durante a visita, os alunos do IFF Campus Quissamã tiveram a oportunidade de explorar essa arte de perto e compreender sua importância na educação. A agenda também fortaleceu a relação entre o IFF Campus Quissamã e o IFF Campus Macaé para futuras colaborações.

Para outras informações sobre o projeto de Fanzine do IFF Campus Quissamã, é possível entrar em contato pelo telefone 22 997734451.

registrado em: , , ,