CAMPUS QUISSAMÃ

Desafio

IFF Quissamã participa pela segunda vez de competição universitária de abrangência internacional

por Mayara Shneider Silveira Gonçalves publicado 21/09/2022 17h58, última modificação 26/09/2022 09h48
Um rebocador em escala reduzida construído totalmente por impressão 3D foi apresentado por estudantes do Curso Técnico em Eletromecânica, no Desafio de Design Náutico, em Santa Catarina.
IFF Campus Quissamã participa do projeto Duna - Desafio Universitário de Nautidesign

A equipe Quissaboat, time formado por estudantes de nível técnico

A equipe denominada “Quissaboat”, composta por oito alunos, um técnico em Eletromecânica e dois professores do Curso Técnico em Eletromecânica do IFF Campus Quissamã, marcou pela segunda vez presença no Duna - Desafio Universitário de Nautidesign, em Joinville, Santa Catarina.

O evento, realizado entre os dias 31 de agosto e 03 de setembro de 2022, é uma competição de abrangência internacional na qual os estudantes são estimulados a conceber, projetar e construir um modelo de embarcação do tipo rebocador, em escala reduzida, e seus sistemas eletromecânicos, com intuito de aprimorar o conhecimento tecnológico e fomentar a pesquisa e a inovação. Os estudantes são responsáveis por diferentes áreas, como o gerenciamento do projeto, a mecânica com a modelagem do casco e a definição do sistema propulsivo, e a eletrônica com a montagem interna de componentes

“Ao longo do projeto, os estudantes são capacitados à construção de uma visão interdisciplinar, possibilitando a vivência do desenvolvimento da pesquisa sob demanda e a busca para as soluções técnicas mais viáveis através dos encontros com os professores envolvidos e a pesquisa bibliográfica. Fiquei muito feliz por viver esta experiência pela segunda vez, e já começamos os preparativos para a edição do próximo ano”, destaca o coordenador do projeto, professor Isaac Santiago de Oliveira, que é graduado em Engenharia Naval e Oceânica. O grupo foi orientado também pelo professor doutor em Física, Renato Mourão.

O Quissaboat, do IFF Campus Quissamã, único time formado por estudantes de nível técnico, se destacou com o projeto apresentado. “Uma experiência incrível que vou levar para a minha vida. Foi meu primeiro projeto e tive o privilégio de poder representar a equipe. O DUNA é um evento que te faz querer voltar todos os anos e que sem dúvida faz parte dos meus planos em 2023. Foi muito aprendizado obtido tanto na caminhada quanto na chegada”, comemora o capitão da equipe Quissaboat, o estudante João Vitor Barreto, que aponta e agradece os benefícios da participação no Desafio Duna: “especialmente aos professores que proporcionaram essa experiência e seus ensinamentos, que  serão repassados a muitos outros alunos”.

Os modelos, movidos por bateria, são concebidos em diversos materiais de construção com dimensões padronizadas pelos organizadores. Os projetos são submetidos a uma série de provas, que ocorrem durante quatro dias, a fim de avaliar cada conjunto de competidores em aspectos como pesquisa e inovação, qualidade do modelo projetado e sua construção.

registrado em: , ,