CAMPUS QUISSAMÃ

IFF realiza 2º encontro de astronomia

por admin publicado 11/02/2014 15h45, última modificação 18/12/2017 14h21
Instituto Federal Fluminense (IFF) realiza o 2º Encontro de Astronomia no dia 20 de fevereiro de 2014, das 09h às 19h, no campus Quissamã. A programação é aberta ao público.

O 2º Encontro de Astronomia do Instituto Federal Fluminense vai reunir servidores e alunos integrantes do Programa de Astronomia no IFF, implantado desde o ano de 2013. Ao todo, são desenvolvidos oito projetos com a participação de 15 alunos bolsistas e 17 servidores.

“Nesse II encontro, espero que avancemos na construção do programa, apresentando o que foi feito e o que ainda não realizamos a fim de termos um 2014 bastante produtivo. A realização do encontro, em Quissamã, deve ser vista como uma demonstração de comprometimento do campus com o Instituto e de nossa contribuição para termos um IFF cada vez mais forte e inserido no contexto social em que estamos presentes”, afirma o coordenador do Projeto de Astronomia(AOC) em Quissamã, profº João Carlos Nogueira Alves.

Os pontos altos do evento serão a palestra com o professor Milton Baptista Filho, abordando aspectos gerais da história de lançamentos de satélites, a partir das 14h; no turno da tarde, apresentação dos projetos desenvolvidos no Instituto e uma reunião para definir a estruturação do programa e à noite, como não poderia deixar de ser, um momento para visualização de astros.

Confira a programação do evento:

09:00- café da manhã e credenciamento;

10:00- mesa redonda para balanço e perspectivas futuras dos projetos em andamento;

12:00- coordenadores, professores e pró-reitoria: apresentação da discussão acumulada sobre o programa de astronomia

• Fórum de estudantes com relatos de experiências e reivindicações eventuais;

13:00-Almoço;
14:00- Oficinas para estudantes e comunidade;

• conversa com o professor Milton Baptista Filho, abordando aspectos gerais da história de lançamentos de satélites;
  • relato de experiências sobre construção e lançamento de foguetes - de estudante para estudante;
  • estruturação do programa por coordenadores, professores e Proex;

18:00- lanche e observação livre (no caso de bom tempo).

(Publicada em 11/02/2014)