CAMPUS QUISSAMÃ

Quissamã abre Feira do Jovem Empreendedor

por admin publicado 19/10/2011 08h35, última modificação 18/12/2017 14h20
Alunos do curso de Marcenaria mostraram seus trabalhos no primeiro dia da Feira do Jovem Empreendedor, que será realizada nos dias 18, 19 e 20 de outubro, das 15h às 20h, com entrada gratuita.

Começou nesta terça-feira, dia 18, no câmpus Quissamã, a Feira do Jovem Empreendedor, na área de Marcenaria. Os alunos puderam expor os trabalhos realizados ao longo de oito meses de curso de capacitação. Estiveram presentes a Reitora do Instituto Federal Fluminense, Cibele Daher, o Marceneiro Luiz Pessanha, que trabalha na área há mais de 30 anos e ministrou as aulas práticas aos alunos, e a Sub-Secretária de Ação Social da Prefeitura de Quissamã, Isabel Pessanha.

A idealizadora do curso, Diana Amado, disse que esta feira é a realização de um sonho. “É muito bom ver um projeto que sonhamos se concretizar. Além de aprenderem a marcenaria, esses alunos amadureceram a questão da profissionalização nas áreas em que têm mais afinidade. Realmente conseguimos materializar um sonho”, declarou.

Para a aluna Fernanda Gomes, o sonho não para por aí. Ela pretende seguir a carreira. “Este momento foi muito esperado, tudo que aprendemos nas aulas, colocamos em prática. Eu descobri o que gosto de fazer, daqui pra frente prentendo me especializar mais ainda e continuar na área”, contou.

Já para Cleide Souza, o curso também foi uma superação. “O curso foi mais que importante para mim, fiz coisas que jamais imaginava fazer um dia. Eu nunca tinha colocado a mão num pedaço de madeira assim e tinha muito medo das máquinas, hoje tudo mudou”, comentou.

A Sub-Secretária de Ação Social da Prefeitura de Quissamã, Isabel Pessanha, prestigiou os alunos e disse que a Prefeitura está pronta para ajudar no que for preciso. “Estamos felizes em ser parceiros deste projeto, vocês podem contar com a Prefeitura de Quissamã. É emocionante ver um projeto que conhecemos, ainda no papel, se concretizar”, disse.

Como parte da abertura do evento, os alunos assistiram a uma palestra com a Instrutora e Consultora do Sebrae, Ana Paula Caputo, que falou sobre Empreendedorismo Individual.

O curso de capacitação em marcenaria foi realizado durante oito meses, através de um convênio entre o IF Fluminense, o Edital Novos Talentos da CAPES e a Prefeitura de Quissamã.

Participam da Feira os alunos: Aillana Silva Nunes, André Luiz Figueiredo de Souza Jr., Cleide de Souza Duarte da Silva, Fernanda Barbosa Gomes, Igor Fonseca Ribeiro Mendonça, Ligiane do Patrocinio Pessanha Antonio, Marco Junior Alves de Souza e Ruan de Souza Ribeiro.