CAMPUS QUISSAMÃ

Quissamã vence o prêmio Brasil Criativo

por admin publicado 05/12/2014 14h50, última modificação 18/12/2017 14h20
Projeto desenvolvido em Quissamã/RJ foi o vencedor na categoria Arquivos do Prêmio Brasil Criativo.

A entrega do Prêmio Brasil Criativo, iniciativa da 3M, do Project Hub e do Ministério da Cultura, aconteceu na noite de quarta-feira, 03 de dezembro, no auditório Ibirapuera, em São Paulo (SP).

O projeto “Quissamã Memória Viva” foi o vencedor na categoria Arquivos, concorrendo com projetos de São Paulo/SP e Brasília/DF. A escolha foi feita por um grupo de curadores ligados à economia criativa, após uma pré-seleção e uma votação aberta online. Os vencedores receberão capacitação, prêmio em dinheiro e participarão de um encontro entre empresas inovadoras e investidores em janeiro.

“Quissamã Memória Viva” é desenvolvido por Helianna Barcellos de Oliveira, mais conhecida com D. Leninha, há cerca de 20 anos. Em sua casa, ela fundou o Espaço Cultural José Carlos de Barcellos, que já se tornou uma referência entre pesquisadores e estudantes de todo o Brasil que estão em busca de informação sobre a história do município de Quissamã/RJ.

O local abriga jornais de época, fitas cassetes com entrevistas de pessoas ligadas ao Engenho Central de Quissamã, mapas, objetos antigos e todo um acervo documental. No espaço, o IFFluminense desenvolve o projeto de extensão “Espaço cultural José Carlos de Barcellos: lugar de memória”.

D. Leninha participou da premiação ao lado de André Luiz Silva, bibliotecário do campus Quissamã, autor do projeto de extensão e um dos incentivadores da inscrição de D. Leninha no concurso. Outro servidor que estava na torcida e ajudou a fazer a inscrição do projeto no Prêmio Brasil Criativo é o arquivista da Reitoria, Ramon Maciel Ferreira, que comemora.

“Todos os projetos são de qualidade e são fruto de muito trabalho e empenho, no entanto, são ainda jovens, em comparação ao projeto da Dona Leninha. Ela reinventou sua vida, sua casa e sua trajetória, fez entrelaçar tudo no Espaço Cultural José Carlos de Barcellos/Quissamã Memória Viva. Ela tem uma história nas mãos e, com esta salvaguarda, tem ajudado e orientado muitos outros a construírem suas histórias, sejam acadêmicas, culturais ou sociais. Eu estou muito feliz por esta vitória muito merecida e batalhada... Uma batalha simples e espetacularmente pelo amor à memória e ao patrimônio, fundamentais para a plenitude da cidadania”, diz.

IFF nas redes sociaishttp://portal.iff.edu.br/redessociais

(Publicada em: 05/12/14)