Notícias

2024 - 1° Semestre

IFF divulga editais para o ingresso de portadores de diploma, reingresso e transferências

por Comunicação Social da Reitoria publicado 19/01/2024 08h57, última modificação 30/01/2024 15h46
São ofertadas 1.236 vagas. Inscrições devem ser feitas por e-mail, no período de 24 de janeiro a 07 de fevereiro.
IFF divulga editais para o ingresso de portadores de diploma, reingresso e transferências

(Arte: Lionel Mota/IFF)

 A Diretoria de Gestão Acadêmica e Políticas de Acesso divulgou os editais dos processos seletivos para reingresso de estudantes, ingresso de portadores de diploma, transferência interna e externa do Instituto Federal Fluminense (IFF). São ofertadas, ao todo, 1.236 vagas para Cursos Técnicos de Nível Médio e de Graduação, no 1° semestre de 2024, distribuídas entre os Campi Avançado Cambuci, Avançado Maricá, Avançado São João da Barra, Bom Jesus do Itabapoana, Cabo Frio, Campos Centro, Campos GuarusItaperuna, Macaé e Quissamã.

 As inscrições devem ser feitas no período de 24 de janeiro a 07 de fevereiro, por e-mail, que deve conter as documentações exigidas pelos editais.

Reingresso de Estudantes em Cursos Técnicos de Nível Médio

 Estão aptos a participar deste processo seletivo os alunos dos Cursos Técnicos de Nível Médio do IFF que estiverem em situação de "evasão", há no máximo cinco anos, que queiram reabrir a matrícula. Estão sendo ofertadas 387 vagas, distribuídas entre os Campi Avançado Cambuci, Avançado Maricá, Avançado São João da Barra, Bom Jesus do Itabapoana, Cabo Frio, Campos Centro, Campos GuarusItaperuna, Macaé e Quissamã.

 As inscrições são gratuitas e devem ser feitas por meio do envio das documentações descritas no Art. 6° do Edital N°. 5/2024  para o e-mail  reingressotecnico@iff.edu.br. Todas as informações estão disponíveis no Portal de Seleções.

Reingresso de Estudantes em Cursos de Graduação

 Estão aptos a participar deste processo seletivo os alunos de Graduação do IFF que estiverem em situação de "evasão". Conforme o  Edital N°. 6/2024, estão sendo oferecidas 201 vagas, distribuídas entre os Campi Campos GuarusCampos CentroItaperunaBom JesusMacaé e Cabo Frio.

 As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas mediante envio dos documentos listados no Art. 6° do edital para o e-mail reingressograduacao@iff.edu.br. Para acompanhar os resultados e todas as informações do processo seletivo, basta acessar o Portal de Seleções.

Ingresso para Portadores de Diploma 

 Este processo seletivo está destinado aos portadores de diploma de Cursos de Graduação, cursados em instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). Serão ofertadas 95 vagas, conforme o Art. 3° do Edital N°. 7/2024, e as inscrições devem ser feitas por meio do envio da lista de documentos descritos no Art. 6° deste edital para o e-mail portadordediploma@iff.edu.br. As vagas estão distribuídas entre os Campi Campos GuarusCampos CentroItaperunaBom JesusMacaé e Cabo Frio.

 A taxa de inscrição, no valor de R$ 75,00, deve ser emitida por meio de GRU Simples no Portal do Tesouro Nacional  e paga em qualquer agência do Banco do Brasil, conforme as orientações do Edital de Retificação Nº 11/2024, que disponibilizou novo link para emissão da GRU e pagamento da taxa. O Processo Seletivo será realizado por meio da análise dos documentos enviados e da avaliação acadêmica que vai considerar a compatibilidade dos cursos. Todas as informações podem ser acompanhadas pelo Portal de Seleções. 

Transferência Externa

 O processo seletivo de transferência externa é destinado a estudantes que estejam regularmente matriculados, no ano de 2024, em Cursos de Graduação de outras instituições de Ensino Superior, reconhecidos e/ou autorizados pelo Ministério da Educação (MEC), que tenham interesse em transferência para Cursos de Graduação do IFF. Conforme o Art. 3° do Edital N°. 8/2024, serão 269 vagas, distribuídas entre os Campi Campos GuarusCampos CentroItaperunaBom JesusMacaé e Cabo Frio.

 As inscrições devem ser feitas mediante o envio da documentação descrita do Art. 8° do edital para o e-mail transferenciaexterna@iff.edu.brA taxa de inscrição, no valor de R$ 75,00, deverá ser emitida no Portal do Tesouro Nacional e paga em qualquer agência do Banco do Brasil, conforme as orientações do Edital de Retificação Nº 12/2024, que disponibilizou novo link para emissão da GRU e pagamento da taxa. . O processo seletivo será composto por análise dos documentos apresentados e avaliação acadêmica da compatibilidade curricular entre os cursos. Acesse todas as informações no Portal de Seleções.

Transferência Interna

 O processo seletivo de transferência interna está destinado aos estudantes de Cursos de Graduação do IFF, que tenham interesse em transferência entre cursos ou entre os campi do IFFluminense. Conforme o Art. 4° do Edital N°. 9/2024, serão ofertadas 284 vagas para os Campi Campos GuarusCampos CentroItaperunaBom JesusMacaé e Cabo Frio. 

 As inscrições são gratuitas e devem ser feitas por meio do envio dos documentos listados no Art. 6° do edital para o e-mail transferenciainterna@iff.edu.br. Acompanhe todas as informações pelo Portal de Seleções.

 

 

(Notícia atualizada em 30/01/24, às 14h38min, para inclusão da retificação dos editais de ingresso de portadores de diploma e transferência externa)