Atividades suspensas

Por conta da pandemia da Covid-19 e para proteger a nossa comunidade, o IFF suspendeu todas as atividades que envolvam aglomerações, atividades acadêmicas e extracurriculares até o dia 30 de abril. #EuFicoemCasa

Desfazendo as malas

Retornou de uma viagem internacional, mas não tem nenhum sintoma? Ainda assim, permaneça em casa por 14 dias. No caso dos servidores, o trabalho será realizado remotamente, com a seguinte justificativa no sistema eletrônico de frequência: “serviço externo”. #ÉporTodosNós

Tá sentindo o quê?

Servidores e estudantes que apresentarem febre ou tosse devem permanecer em casa, pois estes podem representar sintomas da Covid-19. Se evoluir para problema respiratório, faça contato com uma unidade de saúde e procure ajuda.

Se você teve contato com alguém que esteja com caso confirmado, provável ou suspeito, mesmo que assintomático, permaneça em isolamento em casa por 14 dias. #ÉporTodosNós

Fui diagnosticado, e agora?

Servidores do IFF com suspeita ou confirmação da doença devem informar ao Siass por e-mail ou telefone e enviar pelo Suap os documentos que comprovem a situação. A notificação é importante para que a unidade tenha ciência do cenário epidemiológico da Covid-19 no IFF, faça o acompanhamento dos casos e ofereça suporte psicológico
Já os estudantes, devem informar e encaminhar os documentos que comprovem a situação à Coordenação de seu curso.

Como fica meu trabalho no IFF?

Ponto: Os servidores estão dispensados do ponto biométrico, devendo fazer o registro das atividades no campo “observações” no Suap, bem como informar se foi de forma remota ou presencial.

Forma de trabalho: cada chefia de setor, em conjunto com o diretor-geral da unidade, deve analisar a melhor forma para o desempenho das atividades, seja de forma remota ou presencial, e até mesmo adotar revezamento por turnos. Preferencialmente, deve ser feito o trabalho remoto, optando-se pelo presencial somente em casos de excepcionalidade.

Medidas preventivas: Os setores com atividades presenciais devem manter a sala bem ventilada com janelas e portas abertas e distância de aproximadamente 1,5m entre servidores, que devem higienizar sempre as mãos e os materiais de uso de trabalho. O IFF deve manter os ambientes limpos, higienizados, com acessórios adequados como lixeiras com pedal e dispensador de sabonete líquido e álcool em gel.

Flexibilização: Durante o período de excepcionalidade decorrente da presente crise de saúde, ficam suspensas as flexibilizações concedidas a todos os setores do IFF.

Consulte as Portarias N.º 167/2020 e N.º 233/2020 que estabelecem as rotinas de trabalho e os procedimentos administrativos a serem adotados.

Cuide da sua saúde mental

Psicólogos do IFF estão oferecendo acolhimento psicológico e promovendo Rodas de Conversa online para estudantes, servidores e terceirizados da instituição, com o objetivo de prevenir o adoecimento e fortalecer a saúde mental.

 Os interessados em receber suporte psicológico devem enviar um e-mail para acolhimentopsi@iff.edu.br com a sua demanda, informando o curso e o campus, no caso dos estudantes; o campus e o cargo/função, no caso de servidores e terceirizados. 

Atividades de Pesquisa

Os próprios laboratórios serão capazes de identificar o que é essencial e não passível de interrupção, com foco naquelas atividades que não podem ser interrompidas. 

Bancas

As bancas de monografias e dissertações devem ser adiadas ou ocorrer de forma remota, conforme diretrizes a serem publicadas.

De olhos atentos

Você sabia que o IFF criou um Comitê de Crise com a participação de vários servidores para analisar, discutir e propor ações no âmbito do Instituto durante a pandemia? Saiba mais na Portaria N. º 168/2020.

Atendimento

Os atendimentos presenciais no IFF estão suspensos, mas não vamos deixar de falar com você. Nossos canais continuam abertos e, caso precise vir a uma unidade, faça o agendamento pelos telefones e e-mails divulgados AQUI.

Sou estudante, terei aulas online?

Os estudantes de Cursos Técnicos de Nível Médio e de Graduação não terão aulas presenciais substituídas por aulas online no IFF, contudo, poderão ter atividades remotas neste período de excepcionalidade, mas elas não serão contabilizadas, em princípio, como atividades letivas ou avaliativas.

A substituição de uma aula presencial por uma aula online não é tão simples quanto parece: requer organização e alterações nas questões pedagógicas, humanas e tecnológicas, exigindo preparo não só dos docentes como também dos estudantes.

O IFF entende que com sua natureza multicampi, atuação em diferentes níveis e modalidades de ensino, diversidade de público - entre jovens e adultos trabalhadores, muitos deles em situação de vulnerabilidade social e exclusão digital -, além da exigência do domínio de ferramentas e autonomia para os estudos que o ensino à distância requer, há prejuízos à formação dos estudantes se as atividades presenciais foram substituídas por atividades estritamente à distância.

Uma outra questão é que as atividades práticas são fundamentais na educação profissional o que representa prejuízo para o ensino se substituídas por ações remotas.

Como fica o calendário?

O calendário acadêmico está suspenso por tempo indeterminado. É preciso aguardar para ver de que forma o Governo Federal vai tratar a questão da reposição das aulas, o que depende, inclusive, do tempo que durar esta fase de excepcionalidade.

Sou professor. O que devo fazer durante este período?

Como a suspensão das aulas não será caracterizada como férias, o trabalho remoto dos professores foi organizado pelas Diretorias de Ensino dos campi com base na mesma Nota Técnica, estimulando o desenvolvimento das ações educativas e demais funções institucionais.

Os docentes deverão elaborar, em conjunto com as coordenações de curso/área e Diretoria de Ensino de seus campi, o Plano de Trabalho das Atividades Remotas para um período de 30 dias. Este Plano deverá seguir as orientações das Diretorias de Ensino de acordo com as prioridades e a realidade de cada unidade do IFF.

As atividades deverão ser registradas pelo docente, semanalmente, no Sistema Único de Administração Pública (Suap), e aprovadas pela chefia imediata ou Direção de Ensino do campus; acompanhadas e homologadas pelos coordenadores de seus respectivos cursos.

Que tipo de atividade poderá ser desenvolvida?

1 – Ações de Ensino, Pesquisa e Extensão, tais como elaboração de materiais didáticos; desenvolvimento de conteúdos culturais, de estudos voltados à avaliação das Políticas Educacionais Institucionais, entre outros; e Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ou dissertação de Mestrado em andamento.

2 - Atividades com os estudantes orientadas ao enriquecimento acadêmico e à formação integral.

3 - Capacitação/Aperfeiçoamento de Servidores na perspectiva do aprimoramento dos processos acadêmicos.

Todas as ações estão descritas e exemplificadas na Nota Técnica.

A notícia completa está AQUI.