“Educar é pra vida toda” será ampliado para a área de Ciências da Natureza

por Comunicação Social da Reitoria publicado 26/04/2017 16h27, última modificação 31/08/2023 12h40
Acordo de Cooperação para a quarta edição do projeto que oferece atualização e capacitação a professores da rede municipal foi assinado nesta terça-feira, 25 de abril de 2017.
“Educar é pra vida toda” será ampliado para a área de Ciências da Natureza

Brand e Jefferson assinam o acordo de Cooperação Técnico Educacional.

O Instituto Federal Fluminense e a Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Campos dos Goytacazes-RJ assinaram o Acordo de Cooperação Técnico Educacional que celebra mais uma edição do projeto “Educar é pra vida toda”, nesta terça-feira, 25 de abril de 2017, no IFFluminense Campus Campos Centro.

Com o objetivo de promover formação continuada de professores, o projeto é destinado a profissionais da rede municipal de educação, prioritariamente, professores e orientadores pedagógicos do ciclo de alfabetização (1.º, 2.º, 3.º anos do Ensino Fundamental I), bem como professores que atuam nas turmas de correção de fluxo Consolidação da Alfabetização (CALF) e Aprofundamento da Aprendizagem (AAP).

Após duas edições tendo como foco a matemática, e a do ano passado priorizar a Língua Portuguesa, neste ano, o projeto será ampliado para a área de Ciências da Natureza. Serão dois cursos ofertados na modalidade a distância (EaD), com alguns encontros presenciais:

• “Aprendizagem da Língua Portuguesa – de olho na prática”, com 135h. Este será realizado no período de maio a novembro de 2017 e as inscrições estarão abertas no período de 02 a 12 de maio, na Sala da Diretoria Pedagógica da Secretaria ou pelo e-mail smecepedagogicocapacitar@gmail.com.
  • “Aprendizagem em Ciências da Natureza”, com 90h. O curso será realizado de março a junho de 2018, com inscrições no período de 01 a 23 de fevereiro a 2018.

O documento celebrando a 4ª edição do projeto foi assinado pelo reitor do IFFluminense, Jefferson Manhães de Azevedo, e pelo secretário Municipal de Educação, Brand Arenari. Participaram da ocasião, Joana Campinho, sub-secretária de projetos da Secretaria; e pelo Instituto: Christiane Menezes Rodrigues, pró-reitora de Ensino e Aprendizagem, Ana Mary Fonseca, diretora de Políticas da Educação Superior, Breno Fabrício Terra, diretor do Centro de Referência e Carlos Artur Arêas, diretor de Planejamento; além da equipe do projeto composta por coordenadores de área e monitores.

Jefferson destacou que enquanto instituição de ensino, o IFF está comprometido com o movimento que venha fortalecer a cidadania e ressaltou que trata-se de um projeto acertado. “Esta ação concretiza a nossa missão. Temos o dever de discutir e construir a educação”, falou.

O secretário de Educação ponderou que o desafio é longo para o Ensino Fundamental do município, mas que o objetivo é ampliar parcerias com instituições fortes como o IFF. “As parcerias que visam à capacitação de professores têm impacto direto na sala de aula. É um trabalho de menos purpurina e mais resultados, mas estamos em sintonia com um modelo de educação que nos encha de orgulho como o IFF”, ressaltou Brand.

Para a coordenadora da área de Ciências da Natureza, Carla Salles, a inserção desse novo componente no projeto tem o objetivo de auxiliar o professor “fazendo com que a ciência seja trabalhada, sendo de fato uma vivência em sala de aula”, disse.

Para a realização do projeto, cabe à Secretaria Municipal de Educação disponibilizar os profissionais que atuam como coordenadores do curso, bem como os que atuam como professores-monitores, elaborando e disponibilizando o material teórico-prático. Ao IFFluminense, o gerenciamento da plataforma no desenvolvimento do curso, tais como organização, alimentação e acompanhamento, ambientação dos coordenadores e monitores no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), apoio, desenvolvimento e certificação.