Notícias
Prestação de contas
“Um ano de superação”, diz Victor Saraiva sobre primeiro ano à frente do IFF

Reitor fará rodada de visita aos campi para prestação de contas e encontro com a comunidade (Arte: Lionel Mota/IFF).
No dia 08 de abril de 2024, o professor Victor Saraiva assumiu a Reitoria do IFF. Dois dias depois, o Instituto aderiu à greve nacional que durou quase três meses, 82 dias para ser mais exato. Soma-se a esta dificuldade inicial, a restrição orçamentária federal.
— “Olhando para este primeiro ano de gestão, qual o sentimento que você tem?”, pergunto.
— “Superação! Sem dúvida.”, responde Victor categoricamente. “Com trabalho da gestão, sim, mas de todos os servidores que se comprometeram, porque senão não seria possível”, complementa.
Já pensou em receber R$ 10.786.026,00 em emendas parlamentares na segunda semana de dezembro, quase Natal, e ainda assim conseguir executar 100% deste valor antes do fim do ano? Trazendo investimentos significativos para os campi, a equipe da Pró-reitoria de Administração se debruçou firme e garantiu a utilização de cada centavo deste importante dinheiro para o Instituto.
Este é só um exemplo.
“Temos várias ações realizadas que a comunidade precisa tomar conhecimento e se apropriar e, para isso, precisamos divulgar e dar transparência sobre tudo que foi alcançado dentro do planejado”, ressalta Victor sobre o objetivo deste balanço de primeiro ano de gestão. “Conseguimos atender de forma rápida os nossos campi e as necessidades da comunidade”.
A implantação da carteira digital foi um dos destaques da Pró-reitoria de Ensino, modernizando e facilitando o acesso ao documento pelo estudante. Outro avanço foi a adoção do uso exclusivo do Nome Social em diplomas e certificados emitidos pelo IFF, não mais em conjunto com o nome de registro. “Em breve, agora em 2025, teremos a implantação do diploma digital dos estudantes de graduação”, adianta Paulo Vidal, pró-reitor de Ensino.
Entre tantos outros destaques, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) vem sendo reestruturada, primeiro, com a reformulação do Processo Seletivo de Cursos Técnicos Integrados; segundo, pela parceria com seis municípios - Campos, Conceição de Macabu, Pádua, Quissamã, São Francisco e São João da Barra - para oferta de Qualificação Profissional, por meio de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), aos alunos da EJA Fundamental destas redes municipais.
“Foi um período de aprendizado e avanço, de envolvimento com os campi do IFF, onde nossa política pedagógica se concretiza. Então, é importante estarmos próximos”, ressalta Vidal. Para 2025, o pró-reitor acredita que um dos grandes desafios é a promoção da integração curricular associada a novas práticas avaliativas, o que será viabilizada por meio da criação do Fórum de Gestão Pedagógica. “Precisaremos fazer uma discussão pedagógica aprofundada sobre as possibilidades de organizações curriculares mais diversificadas e alinhadas a uma política de acesso mais ampliada”, diz.
O aumento de 54% das bolsas disponibilizadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para projetos de Pesquisa e Extensão é uma das conquistas comemoradas pela pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação, Inovação e Extensão, Simone Vasconcelos. Serão 153 bolsas para o triênio 2024-2026. “Em todas as nossas ações de destaques de 2024, o aluno é protagonista, bem como a Pesquisa junto com a Extensão”, relata.
Junto ao Escritório de Cooperação Internacional, quatro alunos premiados no Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica (Confict) receberam bolsa de intercâmbio de um mês na Universidade de Coimbra (Portugal). Entre as participações inéditas, teve a Rio Innovation Week com a apresentação de 25 projetos do IFF; e a 4ª Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica com a apresentação de oito projetos selecionados pela Câmara de Pesquisa do IFF.
“Vamos igualar para o ano de 2025 o mesmo percentual de bolsas da Pesquisa para a Extensão; manter as premiações com intercâmbio, expandido para a Extensão também; e teremos a publicação do Caderno Mulheres, pela Essentia Editora, com os projetos de Pesquisa e Extensão que tratam da questão de gênero dentro do IFF”, destaca Simone.
Falando de conquistas do primeiro ano de gestão, a criação da Pró-reitoria de Políticas Estudantis já é algo comemorado pela equipe por dedicar um espaço de construção de políticas de permanência e êxito dos estudantes. Nesta linha, a pró-reitora Márcia Chrysóstomo ressalta alguns avanços:
√ a contratação de oito estagiários de educação física para oito campi para fortalecer os treinamentos esportivos e aumentar a participação dos estudantes em jogos. “Tivemos pela primeira vez estudantes com deficiência participando dos Jogos Intercampi do IFF (JINIFF)”;
√ e a ampliação do atendimento dos Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) com a contratação de mais funcionários terceirizados. “Passamos de 35 para 80 profissionais e de 180 para 342 atendimentos em todos os NAPNE em 2024”.
Para 2025, um desafio se apresenta: a Política de Alimentação que está sendo construída pelo Fórum de Nutricionistas do IFF, a Comissão de Orçamento e o Colégio de Dirigentes. “Nosso objetivo é pactuar como prioridade a alimentação estudantil, buscando consolidar e ampliar a oferta, e aprimorar a qualidade das refeições servidas”, explica Márcia. A equipe visitou os campi para conhecer a estrutura, necessidades e levantar os custos. Se aprovada, a política pretende aumentar a abrangência da oferta de alimentação estudantil com quatro refeições diárias: lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e ceia/jantinha, conforme a demanda de cada campus.
Se houve avanços para alunos, também houve para servidores. A Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Institucional desburocratizou o processo de contratação de professores substitutos “e ainda garantimos a retribuição por titulação para valorizar os profissionais desde o início”, destaca o pró-reitor Vinícius Chrysóstomo.
Também foram simplificadas as regras para remoção e alteração de exercício tornando o processo mais rápido e descomplicado. Além disso, foi implementado o novo serviço de Psicologia e Serviço Social que pode ser acessado pelo Sistema Unificado de Administração Pública (Suap) e foi firmada a parceria com o TotalPass.
“Tudo isso foi pensando no melhor para nossa comunidade. São ações que trouxeram mais qualidade de vida, agilidade e bem-estar para nossos servidores”, ressalta Vinícius. “Este ano, nosso planejamento é automatizar processos da gestão de pessoas para garantir rapidez e minimizar riscos; e avançar na capacitação dos servidores que atuam no setor”.
Ufa! Quanto trabalho mesmo, mas não acabou; na verdade está só começando e faz parte do jogo. Gestores vêm e vão e é preciso esforço e superação para garantir que os desafios que sempre se renovam sejam vencidos em prol de estudantes e servidores.
Dito isso, vamos voltar ao início. Começamos esta notícia destacando a execução das emendas parlamentares. “Elas garantiram apoio ao funcionamento dos campi, atendimento educacional especializado, investimento em equipamentos e infraestrutura, inclusive a aquisição de livros para reforço do acervo bibliográfico das unidades do IFF, no valor de R$400 mil reais”, destaca Fernando Nunes, pró-reitor de Administração.
O trabalho da pró-reitoria também concluiu os processos licitatórios dos restaurantes nos campi Itaboraí, Cambuci e Pádua, cujas obras começam em 2025; além da conclusão do processo de licitação para construção do novo Campus Magé.
“Neste segundo ano, esperamos avançar no processo de planejamento e orçamento, mas acima de tudo, avançar na garantia da transparência de nossas ações possibilitando o acesso às informações de maneira clara, pois só assim alcançaremos o controle social”, enfatiza Fernando.
E assim, como em seu discurso de posse lá em maio de 2024, Victor reafirma agora o que considera ser prioridade de trabalho: a proximidade com a comunidade. “Garantir que as ações das políticas institucionais cheguem na ponta, para todos, e que as pessoas entendam o que são e para que servem estas ações”.
Como continuidade da prestação de contas, a Reitoria promove, a partir desta semana, 19 de março, uma rodada de visita aos campi para conversar com a comunidade sobre as ações implementadas em 2024.