Notícias
Evento
Abertura do XVII Confict e do X Conpg será na próxima segunda-feira, 07

A programação é gratuita (Arte: Uenf).
Leia o resumo: | |
XVII Confict e X Conpg serão realizados de 07 a 11 de julho, na Uenf, em Campos; | |
A temática deste ano será “Água: universalização, gestão e ação”; | |
Serão apresentados 1271 trabalhos de Iniciação Científica e de Pós-graduação da Uenf, IFF e UFF; | |
A abertura oficial na segunda-feira, 07, às 16h30min, irá homenagear 30 anos do Pibic-Uenf e 10 anos do Conpg; | |
A programação conta com palestras, apresentações orais e banners, além de atividades culturais, abertas ao público, |
A Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), o Instituto Federal Fluminense (IFF) e a Universidade Federal Fluminense (UFF) promovem, de 07 a 11 de julho de 2025, o XVII Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica (Confict) e o X Congresso Fluminense de Pós-graduação (Conpg). Os eventos visam promover a divulgação das atividades de pesquisa desenvolvidas por estudantes de graduação e pós-graduação.
A abertura oficial será na segunda-feira (07), às 16h30min, com representantes das três instituições e homenagens pelos 30 anos do Pibic-Uenf e 10 anos do Conpg. Antes, porém, a partir das 09h da manhã, já estarão acontecendo as apresentações de trabalhos nos formatos oral e banner.
A diretora de Extensão, Denise Rosa Xavier, destaca que o Confict é voltado para a apresentação dos resultados de projetos de Iniciação Científica e Tecnológica, desenvolvidos por estudantes com orientação de professores-pesquisadores; e o Conpg concentra-se na socialização das pesquisas desenvolvidas em programas de pós-graduação stricto sensu, permitindo a troca de experiências entre mestrandos, doutorandos e pesquisadores.
Ao todo, serão apresentados 1271 trabalhos. Pelo IFF, serão 256: 151 de Iniciação Científica e 105 de Pós-graduação, envolvendo 294 estudantes.
"A participação de nossos estudantes neste congresso representa uma oportunidade ímpar da inserção deles no meio científico, de visibilidade para os projetos desenvolvidos nas instituições públicas e de valorização da produção acadêmica comprometida com os desafios sociais e econômicos do nosso território regional", destaca Denise.
A programação completa pode ser conferida no site oficial do evento. Estão previstas palestras, apresentações orais e banners, além de atividades culturais. A participação é aberta a todos os interessados na temática que este ano será “Água: universalização, gestão e ação”.
As atividades irão promover a reflexão sobre três aspectos fundamentais relacionados aos recursos hídricos: √ a universalização diz respeito ao desafio de garantir o acesso equitativo à água potável e ao saneamento básico para toda a população; √ a gestão da água, por sua vez, exige uma abordagem integrada e participativa, considerando os múltiplos usos da água; √ e o eixo da ação destaca a urgência em transformar o discurso em práticas concretas.
(Fonte: com informações da Uenf)