Alerj homenageia história estudantil

por admin publicado 08/10/2013 16h20, última modificação 31/08/2023 12h45
A Medalha Tiradentes foi concedida pela Alerj à Federação dos Estudantes de Campos (FEC), no dia 04 de outubro. Entidade, por sua vez, reeditou homenagem de 1964.

A cerimônia de concessão da Medalha Tiradentes pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) à Federação dos Estudantes de Campos (FEC) foi realizada no dia 04 de outubro de 2013, na Câmara de Vereadores de Campos, presidida pelo deputado estadual Roberto Henriques, que é do município. A medalha é a mais importante comenda da Alerj.

Estiveram presentes estudantes e ex-estudantes de Campos que participaram do movimento estudantil em épocas mais intensas. Políticos como Paulo Albernaz, Rockfeller de Lima, o médico César Ronald e o empresário Nadim Chicri Kezen deram depoimentos emocionantes sobre suas lembranças dos tempos de escola e de lutas. Tempos em que vivenciaram a ditatura militar e com coragem estiveram a frente do movimento estudantil, lutando em prol da educação brasileira. Um exemplo para as novas gerações dispostas a dar continuidade ao trabalho.

A homenagem foi recebida pelo atual presidente da FEC, Maicon Maciel Pinto, estudante do Liceu de Humanidades de Campos.

“Essa medalha foi concedida à FEC por ser a entidade estudantil mais antiga da América Latina e pelo momento atual que caracteriza um resgate de suas atividades.  Os depoimentos dos ex-integrantes da Federação foram emocionantes, uma lição de vida e um orgulho para todos nós conhecer as histórias de pessoas que lutaram por uma cidade melhor”, disse Maicon.

O presidente da FEC destacou que esses exemplos são inspiração para a nova diretoria. “Já avançamos, mas ainda há muito para lutar: pelo verdadeiro acesso à educação, pela qualidade do ensino, pela universidade pública. A gente percebe, então, que algumas lutas de décadas atrás se confundem com a atualidade”, afirmou.

Na ocasião, foi realizada a posse da diretoria da FEC, que tem a participação de diversos alunos do Instituto Federal Fluminense (IFF). A Federação retomou uma tradição da década de 60 e reeditou a versão original da comenda José Carlos Tinoco com as mesmas características da arte, da linguagem, em letras históricas e papel envelhecido. Uma homenagem àqueles que trabalham em prol da “estudantada campista”.

Presente na Câmara de Vereadores, o reitor do IFF, Luiz Augusto Caldas, representou o Ministério da Educação durante a cerimônia da Alerj e foi homenageado, junto com outras quatro pessoas, com a Comenda José Carlos Tinoco, primeiro presidente da Federação.

“Tivemos a ideia de retomar a Comenda para simbolizar esse resgate histórico e das atividades da FEC. O nome do professor Luiz Augusto foi consenso visto ser uma pessoa sempre disposta pela causa estudantil”, finalizou Maicon.

Comenda José Carlos Tinoco

(Publicada em 08/10/2013)