Alunos do IFF aprovados para Mestrado da UENF

por admin publicado 19/02/2013 17h51, última modificação 31/08/2023 12h45
Cinco alunos do curso de Ciências da Natureza, do campus Campos-Centro, foram aprovados para o Mestrado em Ciências Naturais da UENF, ocupando, inclusive, as 1ª e 2ª colocações.

Fernanda Gomes Linhares, 24 anos, e Luana Carvalho Batista, 23 anos, aguardam ansiosas pelo início do curso, no mês de abril. Aprovadas em 1º e 2º lugares, respectivamente, colhem os frutos de uma formação de excelência. Formação atribuída ao curso de Ciências da Natureza do Instituto Federal Fluminense, onde tiveram também a oportunidade de serem, nos últimos dois anos, bolsistas do PET – Programa de Educação Tutorial.

O tutor, professor Wander Gomes Ney, orgulhoso do resultado, enfatiza a importância do PET nessa conquista, já que o Programa tem como objetivo maior a excelência na formação dos alunos bolsistas, através da realização de trabalhos nas áreas de ensino, pesquisa e extensão.

“A aprovação de destaque dos alunos é fruto do investimento em sua formação acadêmica, refletindo a proposta de promover a excelência na sua educação. Reforça, também, que o Programa de Educação Tutorial é uma realidade e que tem resultados positivos”, destaca o professor.

Fernanda, que é aluna da Licenciatura em Física, diz que sempre teve certeza de seguir a carreira do magistério, porém, como bolsista do PET “ao desenvolver os projetos e adquirir conhecimento, me senti mais motivada a buscar qualificação profissional e crescer na carreira acadêmica”, conta.

Já Luana, da Licenciatura em Química, afirma que quando ingressou no IFF ainda não tinha certeza de qual carreira seguir. Foi aí que entrou o Programa, onde participando de eventos e das ações “passei a valorizar mais a minha área, ver a sua importância e, também, a me identificar com ela”, diz.

Além delas, também foram aprovados Torquato Pinheiro (Licenciatura em Química), Clotildes Miranda (Licenciatura em Física) e Camila Pena (Licenciatura em Física).

Saiba Mais: O PET foi implantado no IFF em 2010, fruto de uma iniciativa do prof. Wander. Ele elaborou o projeto “PET em Ciências da Natureza”, que foi aprovado em edital do Ministério da Educação. O Programa do Governo Federal existe desde 1979, mas na região Norte/Noroeste do Rio de Janeiro, o do IFF foi o primeiro.

“Hoje a região conta com outros dois, desenvolvidos pela UFF. O programa envolve um tutor e um grupo de estudantes de curso superior que desenvolvem atividades extracurriculares com o objetivo de aprimorar sua formação acadêmica. O PET é o único programa do Ministério da Educação que atua em ensino, pesquisa e extensão de forma indissociável”, explica Wander.

No Instituto, o grupo conta, atualmente, com 12 bolsistas das três licenciaturas: Física, Química e Biologia.