Alunos do Proeja apresentaram trabalhos finais

por admin publicado 03/06/2015 19h55, última modificação 31/08/2023 12h46
O Seminário de Conclusão da Especialização Proeja foi realizado no Centro de Referência em Tecnologia, Informação e Comunicação na Educação no dia 2 de junho de 2015.

Cerca de 50 banners foram apresentados no Seminário de Conclusão do Curso de Especialização (lato sensu) do Proeja no Centro de Referência do IFFluminense na tarde de ontem, 2 de junho.

Os alunos são profissionais que atuam na área da Educação. As exposições tiveram abordagens diversas sobre o tema A formação do trabalhador jovem e adulto no IFFluminese.

Na cerimônia de abertura, estavam presentes o reitor do IFFluminense, professor Luiz Augusto Caldas Pereira, o diretor-geral do campus campos Centro, Jefferson Manhães de Azevedo, o diretor-geral do Centro de Referência, Breno Fabrício Terra Azevedo, o Coordenador do Curso de especialização Proeja, professor Luiz Alberto Rosken e a diretora da Escola de Formação Continuada dos Trabalhadores da Educação, Suely Fernandes Coelho Lemos, além de servidores e convidados.

Houve uma palestra com o professor da Universidade Estadual do Norte-Fluminense (Uenf), Gerson Tavares, com o tema “A política de permanência dos estudantes jovens e adultos”. Gerson destacou a importância do acolhimento do aluno nas instituições de ensino e que a educação deve se basear na combinação de “crença e desejo”. Segundo ele, “o ponto fundamental na permanência do aluno na escola é o papel que desempenha o professor. O aluno entra no ambiente escolar com um selo de que é menos e acredita nisso. A evasão começa antes dele entrar na escola. Cabe ao professor desconstruir esse conceito”.

Maiara Batista, aluna do curso, buscou a qualificação como diferencial na competição pelo mercado de trabalho.  Ela relata que sua proposta de conclusão do curso “é direcionada para o IFF, para agir diretamente no problema da falta de exigência da formação pedagógica para os professores que vão ingressar na instituição, funcionando como um curso de formação”.

IFF nas redes sociais: http://portal.iff.edu.br/redessociais

(Publicada em: 03/06/15)