Alunos relatam experiências

por admin publicado 01/11/2013 17h40, última modificação 31/08/2023 12h47
O Seminário Ciência Sem Fronteiras e Experiências Acadêmicas no Exterior: Breves Relatos aconteceu na tarde desta quinta-feira (31), no IFF campus Campos-Centro.

No Auditório Miguel Ramalho, nove alunos deram depoimentos sobre suas experiências no período em que fizeram graduação “sanduíche” fora do Brasil, em países como Portugal, Estados Unidos e Canadá. Participaram do evento, realizado pelo Escritório de Cooperação Internacional do IFF, cerca de 150 alunos e professores.

Os estudantes que relataram suas experiências no evento participaram do Ciência Sem Fronteiras em 2012 e ficaram no exterior pelo período de um ano. Sobre as universidades nas quais estudaram, eles falaram dos cursos, disciplinas, corpos docente e discente, localização geográfica, estrutura física, recursos, programas desenvolvidos, valores de despesas (tanto nas universidades públicas quanto nas privadas) e período letivo.

Além disso, foram abordadas questões como, por exemplo, notas das disciplinas, graus acadêmicos, carga horária de estudos, interação entre alunos e professores, acessibilidade que as universidades oferecem para pessoas com deficiências, aulas teóricas e práticas, estágios e oportunidades de emprego e pesquisas.

Os estudantes fizeram graduação “sanduíche” em universidades internacionalmente reconhecidas como University of North Florida, Lakehead University, The Catholic University of America, University of Ottawa e Instituto Superior Técnico. O encontro foi uma espécie de prestação de contas feita pelo Programa e, também, uma oportunidade de a comunidade estudantil conhecer, através de relatos, a realidade de outros países.

O Ciência Sem Fronteiras concede bolsas de estudos no exterior para alunos de graduação e pós-graduação de todo o Brasil. Aproximadamente 45 estudantes do IFF participam do processo de seleção para 2014.

“Nós oferecemos todo o suporte para os alunos, desde a tradução de documentos até o contato com as universidades, com o objetivo de fazer com que eles tenham sucesso”, comentou a coordenadora do Programa e do Escritório de Cooperação Internacional do IFF, Maria Inês Albernaz.

(Publicada em 01/11/2013)

Conteúdo relacionado