Notícias
Alunos relatam experiências
No Auditório Miguel Ramalho, nove alunos deram depoimentos sobre suas
experiências no período em que fizeram graduação “sanduíche”
fora do Brasil, em países como Portugal, Estados Unidos e Canadá.
Participaram do evento, realizado pelo Escritório de Cooperação Internacional do IFF, cerca de 150 alunos e professores.
Os estudantes que relataram suas experiências no evento participaram do Ciência Sem Fronteiras em 2012 e ficaram no exterior pelo período de um ano. Sobre as universidades nas quais estudaram, eles falaram dos cursos, disciplinas, corpos docente e discente, localização geográfica, estrutura física, recursos, programas desenvolvidos, valores de despesas (tanto nas universidades públicas quanto nas privadas) e período letivo.
Além
disso, foram abordadas questões como, por exemplo, notas das
disciplinas, graus acadêmicos, carga horária de estudos, interação
entre alunos e professores, acessibilidade que as universidades
oferecem para pessoas com deficiências, aulas teóricas e práticas,
estágios e oportunidades de emprego e pesquisas.
Os estudantes fizeram graduação “sanduíche” em universidades internacionalmente reconhecidas como University of North Florida, Lakehead University, The Catholic University of America, University of Ottawa e Instituto Superior Técnico. O encontro foi uma espécie de prestação de contas feita pelo Programa e, também, uma oportunidade de a comunidade estudantil conhecer, através de relatos, a realidade de outros países.
O
Ciência Sem Fronteiras concede bolsas de estudos no exterior para
alunos de graduação e pós-graduação de todo o Brasil. Aproximadamente 45
estudantes do IFF participam do processo de seleção para 2014.
“Nós oferecemos todo o suporte para os alunos, desde a tradução de documentos até o contato com as universidades, com o objetivo de fazer com que eles tenham sucesso”, comentou a coordenadora do Programa e do Escritório de Cooperação Internacional do IFF, Maria Inês Albernaz.
(Publicada em 01/11/2013)