Alunos selecionados para intercâmbio

por admin publicado 22/12/2011 13h35, última modificação 31/08/2023 12h45
Dez alunos de graduação e pós-graduação do IF Fluminense foram selecionados, por meio de edital do programa Ciência Sem Fronteiras, para um intercâmbio no Canadá.

Cada um receberá uma bolsa no valor de 870 dólares, sendo seis bolsas financiadas pelo CNPq e quatro financiadas pela Reitoria do IF Fluminense. Eles ficarão hospedados na universidade e o valor da bolsa é para cobrir as despesas que os alunos terão com alimentação, transporte e estadia.

Vinicius Matheus Gomes, de 20 anos, aluno do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza do câmpus Cabo Frio, diz que mesmo com as dificuldades iniciais está ansioso e animado.

“É uma oportunidade única, teremos experiência profissional e cultural e é difícil ter uma oportunidade como essa”, disse.

Para o aluno de Engenharia de Controle e Automação, do câmpus Campos-Centro, Paulo Victor Padrão Lopes, de 21 anos, essa é uma boa oportunidade para aprender novas tecnologias e uma nova cultura.

“Minha expectativa é muito boa, todos estão muito ansiosos, é uma chance única e vou dar o meu melhor. Estamos com uma responsabilidade muito grande, e se der tudo certo, vamos abrir portas para outros alunos”, disse.

O Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação do IF Fluminense, Romeu Silva Neto, disse que como esse é um projeto nacional e o IFF está inserido como um dos participantes, essa relação é importante porque vai fortalecer o instituto com as instituições internacionais permitindo pesquisas conjuntas.

“É importante que os alunos tenham contato com instituições de ensino superior de excelência nos países desenvolvidos, onde permitirá que eles adquiram novos conhecimentos, mais experiência e tenham mais contato com pesquisadores experientes”, contou.

O IF Fluminense está participando do Programa Ciência Sem Fronteiras, lançado em julho pelo Governo Federal. O Programa busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio de alunos de graduação e pós-graduação e da mobilidade internacional. Em quatro anos serão concedidas até 75 mil bolsas em todo o Brasil.