Atividades da Essentia Editora em destaque

por admin publicado 21/12/2010 10h25, última modificação 31/08/2023 12h45
A Editora-chefe da Essentia Editora do IF Fluminense, Inez Barcelos, faz um balanço sobre o lançamento do último número da revista Vértices. Confira o texto na íntegra.

A Editora-chefe da Essentia Editora do IF Fluminense, Inez Barcelos, faz um balanço sobre o lançamento do último número da revista Vértices, sua inserção em base de dados e de outros trabalhos desenvolvidos no ano de 2010. Confira o texto na íntegra.

“A Essentia Editora entrega o terceiro número da Revista VÉRTICES referente ao volume 12, o quarto número sob nosso encargo. Há um sentimento generalizado de dever cumprido entre os membros da equipe da Editora e do Conselho Editorial ou, no mínimo, uma sensação de que empreendemos os esforços possíveis para oferecer à comunidade acadêmica do Instituto Federal Fluminense, como também aos leitores, autores e julgadores externos uma publicação de periodicidade regular e que busca, com veemência, melhor qualidade.

Se o propósito original da revista VÉRTICES é focalizar artigos originais sobre temas relevantes nas diversas áreas do conhecimento humano, um dos caminhos irreversíveis é sua indexação em bases de dados. De fato, conseguimos significativa vitória: a indexação no Directory of Open Access Journals. Trata-se de uma base de dados de acesso gratuito com 5.797 títulos de periódicos científicos e acadêmicos e cerca de 486.100 artigos. Conseguimos ainda disponibilizar, a partir de julho de 2010, o acesso à revista e o processo de submissão on-line com a implantação do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), do IBICT. O SEER é um software desenvolvido para a construção e gestão de uma publicação periódica eletrônica. Essa ferramenta contempla ações essenciais à automação das atividades de editoração de periódicos científicos. Recomendado pela CAPES, o processo editorial no SEER permite uma melhoria na avaliação da qualidade da revista e uma maior rapidez no fluxo das informações. Também o SEER permite a disseminação, divulgação e preservação dos conteúdos da revista. Com o uso dessa ferramenta, é possível consultar o conteúdo dos artigos da VÉRTICES, em todos os números já publicados,  por palavras do título, resumo, autor e/ou assunto. O sistema de submissão de artigos passa a ser também pelo SEER e para facilitar ao autor que deseja submeter um artigo à revista, elaboramos um tutorial. O acesso on-line deve ser feito pelo site no endereço: http://www.essentiaeditora.iff.edu.br/index.php/vertices. Nossa próxima meta é manter a periodicidade e aumentar a quantidade de artigos publicados em cada número para que possamos indexar a VÉRTICES na base de dados SCIELO.

Ademais, apesar das críticas (sempre bem-vindas) de que estamos distantes de ser um periódico brasileiro com Qualis A, este fato deve ser um elemento de estímulo para que continuemos – e aqui nos referimos aos próximos números e contribuições que virão de vocês leitores, autores e julgadores – a lutar, até porque essa expectativa assegura a relevância da revista VÉRTICES...

Aos nossos leitores, além da certeza (que aqui publicizamos) de que estamos sempre dispostos a colaborar visando à melhoria da nossa revista VÉRTICES, o desejo de que continuem a nos prestigiar como leitores, autores e julgadores, haja vista que o sucesso editorial não tem dono: à medida que nossas publicações melhoram, nossa revista avança e se fortalece."

Boa leitura!

Inez Barcellos de Andrade