Atividades do III CONFICT no IF Fluminense

por admin publicado 28/06/2011 12h55, última modificação 31/08/2023 12h45
III CONFICT acontece até o dia 30 de junho e conta com palestras, minicursos e mesas redondas. Evento é organizado pelo IFF, UFF e UENF.

A abertura das atividades do III CONFICT no IF Fluminense foi feita pela Reitora, Cibele Daher, que frisou a importância do desenvolvimento da pesquisa envolvendo também alunos do ensino técnico e médio.

O evento contou com a presença do palestrante e consultor do SEBRAE, Sérgio Dias, trazendo o tema "Inovação Tecnológica", mostrando em conteúdos práticos, conceitos, mitos e a diferenciação entre inovação, criação e invenção. No final, o consultor falou sobre o perfil de um empreendedor inovador. Além disso, trabalhos de alunos também foram apresentados.

Para Sérgio, atualmente existe carência de mão-de-obra técnica. “A iniciativa do evento mostra o grande mercado de trabalho com oportunidades para nível técnico e a capacidade que o Brasil tem para ocupar esse espaço”, conclui.

Para o professor Romeu Silva, um dos organizadores do congresso no IFF, a união das três instituições é muito importante. “IFF, UFF e UENF são as três instituições públicas de ensino superior mais fortes na região. Essa articulação, através do evento, permite a troca de experiências e o desenvolvimento de pesquisas conjuntas”, finalizou.

O III Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica reúne o Instituto Federal Fluminense, a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro e a Universidade Federal Fluminense, instituições que possuem Programas de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). Esses programas estimulam uma maior articulação entre os estudantes da graduação e da pós-graduação, além de oportunizar o envolvimento de novos pesquisadores na formação acadêmico-científica dos alunos. Neste ano cerca de 1.200 trabalhos foram apresentados.

O Congresso teve início nesta segunda-feira, 27, e a programação segue até a próxima quinta-feira, 30, com palestras, minicursos, mesas de discussão e outras atividades.