Avanço na criação do Conselho de Campus

por admin publicado 28/02/2011 21h24, última modificação 31/08/2023 12h45
O Conselho de Campus será um órgão consultivo, deliberativo e fiscalizador sobre a organização do trabalho pedagógico, administrativo e orçamentário.

A Pró Reitoria de Desenvolvimento Institucional está trabalhando preocupada em dar continuidade ao processo de Democratização Institucional. Respaldada na aprovação prévia do Regimento Geral do Instituto Federal Fluminense pelo Conselho Superior, que trata dentre outros assuntos, sobre a criação dos Conselhos de Campus, informa a comunidade que logo após a aprovação final do Regimento Geral, prevista para a reunião do Conselho Superior na próxima quinta-feira (3) iniciará o processo de composição desse novo órgão colegiado.

O Conselho de Campus será um órgão consultivo, deliberativo e fiscalizador sobre a organização do trabalho pedagógico, administrativo e orçamentário, tendo por finalidade colaborar para o aperfeiçoamento do processo educativo e zelar pela correta execução das políticas do Instituto Federal e seu respectivo campus e terá a seguinte composição e estrutura básica:

I. O Diretor (a)-Geral do campus, como membro nato;

II.Diretor de Ensino, indicado pelo Diretor-Geral do campus;

III. Diretor de apoio ao ensino ou cargo equivalente, escolhido pelos seus pares;

IV. Dois representantes do corpo docente, em efetivo exercício, eleitos pelos pares;

V. Dois representantes do corpo técnico-administrativo, em efetivo exercício, eleitos por seus pares;

VI. Dois representantes do corpo discente, com matrícula regular ativa, eleitos pelos seus pares;

VII. Um representante dos egressos, sorteado em lista de ex-alunos inscritos e interessados nesta representação, que não tenham vínculo atual com o IF Fluminense;

VIII. Dois representantes da sociedade civil, sendo um pertencente a entidades civis ou empresariais, e outro pertencente a pais de alunos ou seu representante legal, escolhidos pelos membros do Conselho de campus.

Para a Pró-Reitora de Desenvolvimento Institucional, Guiomar Valdez, a política de democratização que vem sendo desenvolvida contribui para um IFF cada vez mais promissor.

“A partir deste processo, chega definitivamente aos Campi, um Órgão Colegiado que complementara a estrutura democrática do Instituto junto aos diretores gerais de cada campus, e assim, a nossa história de “ jovem democracia” continua”, finalizou.