Bolsistas da Iniciação Profissional em evento

por admin publicado 01/11/2011 10h21, última modificação 31/08/2023 12h45
O 1º Encontro de Qualificação Humana-Profissional para Alunas Bolsistas da Iniciação Profissional do IFF vai reunir 230 jovens de todos os câmpus do Instituto.

O 1º Encontro de Qualificação Humana-Profissional para Alunas Bolsistas da Iniciação Profissional do IFF acontece no dia 04 de novembro, das 08h às 18h, no câmpus Guarus, com promoção do Núcleo de Estudos e Apoio à Mulher do IF Fluminense (NEAM) e da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional.

Ao todo, 230 bolsistas da iniciação profissional de todos os câmpus do Instituto são esperadas para o evento, que tem como objetivo relacionar dois temas importantes: mundo do trabalho e violência contra a mulher.

A programação conta com palestras, momento cultural e mesa informativa. Entre os temas estão: “Violência Contra as Mulheres: Políticas Públicas e Legislação” e “O Empreendedorismo na Formação para o Trabalho”.

De acordo com a Pró-Reitora de Desenvolvimento Institucional, Guiomar Valdez, a prioridade para as bolsistas da iniciação profissional, neste primeiro momento, é por se tratar da modalidade de bolsa mais antiga da instituição, além de atender diretamente à questão sócio-econômica e se aproximar do tema abordado.

“Temos aqui no IFF um público grande de jovens mulheres, que estão se preparando para o mundo do trabalho, formando-se profissionalmente para entrar em um mercado, cuja história mostra que a violência contra a mulher ainda é grande e pouco debatida”, explica Guiomar.

Ainda de acordo com a Pró-Reitora, a ação tem como missão, também, incorporar à formação dessas jovens esse tipo de discussão, preparando-as para lidar com situações que possam vir a enfrentar.

A bolsista Laises da Conceição Silva, 21 anos, aluna do curso de Geografia do câmpus Campos-Centro, já garantiu lugar no evento. “Acho interessante participar porque vai trazer interação entre alunas e, como só terão mulheres, poderemos ficar a vontade para dar depoimentos e fazer perguntas”, diz.

Para participar, as bolsistas da iniciação profissional devem procurar o responsável pelo Serviço Social do seu câmpus e preencher a ficha de inscrição disponível (aqui). Também haverá transporte até o local do evento para as participantes, que ainda receberão certificado emitido pela PROEX.

“Queremos fazer nosso dever de casa, assumindo como política interna a questão dos Direitos Humanos e o assunto mulher, que ainda é um tema mal resolvido, por isso, temos que enfrentá-lo”, garante Guiomar.

A ideia, em um segundo momento, é formar grupos de trabalho temático com as jovens para que seja feito um levantamento objetivo dos problemas. Também está prevista uma segunda versão do evento para bolsistas de outras modalidades.

“Convido todas as jovens a participarem porque a solução dos problemas sociais, econômicos e políticos do mundo do trabalho que vocês, mulheres, irão enfrentar passa pela emancipação feminina. E isso significa entrar nesse mercado com informações que a ajudem a despertar para os problemas”, finaliza Guiomar.