Bom Jesus discute gestão do patrimônio

por admin publicado 13/09/2013 14h00, última modificação 31/08/2023 12h47
Reunião com representantes do Iphan RJ e ES, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura do IFF e gestores do campus Bom Jesus será realizada no dia 17 de setembro de 2013.

O objetivo do encontro é discutir a implantação de um núcleo do “Projeto Gestão Integrada do Patrimônio”, em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, dando continuidade às ações do Termo de Cooperação Técnica assinado entre o IFF e o Iphan-RJ.  A reunião está marcada para o dia 17 de setembro de 2013, às 13h, no campus Bom Jesus.

Atualmente, o Centro de Memória do campus “Noroeste Fluminense: memória oral e história local”  desenvolve um trabalho de resguardar a memória e renovar a visão da existente. Também é desenvolvido um projeto de extensão intitulado “Memória e Identidade Local: Os lugares de memória de Bom Jesus do Itabapoana”. A partir dessas ações, vislumbra-se a criação do Núcleo Regional do Vale do Itabapoana.

“Nesta primeira reunião iremos fazer um planejamento para construir o núcleo e receber orientações do Iphan sobre como desenvolvê-lo. Inicialmente, deveremos fazer um levantamento do patrimônio cultural imaterial. A perspectiva é ampliar o olhar sobre a região Noroeste Fluminense”, explicou a pró-reitora de Extensão e Cultura do IFF, Paula Aparecida Bastos.

A proposta de integrar o trabalho também com o Iphan do Espírito Santo, de acordo com Paula, se justifica por entender que “o patrimônio cultural do Vale do Itabapoana ultrapassa as barreiras geopolíticas determinadas e a presença de ambos fortalecerá as atividades de preservação cultural”.

Já confirmaram presença: Diva Figueiredo, superintendente do Iphan-ES; Clair Júnior, consultor da Unesco-ES; Paulo Peters, Departamento de Patrimônio Imaterial – Brasília; Ivanirce Wolf , servidora do Iphan-ES; Mônica Costa, chefe de Gabinete e assessora de Patrimônio Imaterial da Superintendência do Iphan-RJ; Clara Paulino, coordenadora de Articulação Institucional da Superintendência do Iphan-RJ; e Marcelo Vilarino, consultor da Unesco- RJ.

Saiba mais sobre os núcleos: Ao ser assinado o Termo de Cooperação Técnica entre o IFF e o Iphan-RJ, em fevereiro deste ano, foi prevista a criação de três núcleos: em Campos, Quissamã e São Pedro da Aldeia.

Até o momento, o núcleo de Quissamã, a partir das atividades do Centro de Memória Regional (IFF) e da Casa do Patrimônio de Quissamã (Iphan-RJ e Prefeitura de Quissamã) realizou uma oficina de audiovisual que resultou na produção do documentário “O Gancho”.

Em Campos, as propostas de trabalhar o fortalecimento e ampliação das ações do Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo do IFF e Elaboração do Projeto de Restauração do Solar da Baronesa da cidade estão em andamento. Alunos do curso de Arquitetura participam das disciplinas “Técnicas de Restauro” e “Projetos e Bens Patrimoniais”. Um concurso premiou o melhor projeto de intervenção no Solar.

“Também já encaminhamos uma proposta de tornar o local um espaço voltado para cursos de produção cultural”, complementou Paula.

Já em São Pedro da Aldeia, está em elaboração um curso de extensão de Formação Inicial e Continuada (Fic) sobre patrimônio destinado aos taxistas.

Além disso, em 2014, deverá ser lançada pela Essentia Editora uma coleção intitulada “Memórias Fluminense” reunindo livros referenciais para a história e as identidades culturais da região.

Os resultados de todas as ações planejadas e algumas executadas é, segundo Paula, a transformação do olhar sobre a riqueza local e a influência disso na formação dos estudantes. “Percebe-se que os alunos desenvolvem uma postura mais crítica e se comprometem com a preservação do patrimônio e a construção da memória local”, finalizou.

(Publicada em 13/09/2013)