Notícias
Alimentação e Saúde
Campi do IFF promovem ações educativas sobre hábitos alimentares saudáveis
Estudantes visitaram produção agroecológica, em assentamento de Macaé (Fotos: Divulgação/IFF)
Ações sobre Alimentação, Saúde e Hábitos Saudáveis foram realizadas nos Campi Campos Guarus, Cabo Frio e Macaé, nos meses de outubro e novembro, em alusão ao Dia Mundial da Alimentação, comemorado em 16 de outubro. As atividades foram promovidas pelos setores de Nutrição, em parceria com a Coordenação de Alimentação Escolar da Pró-reitoria de Políticas Estudantis (Prope) do IFF. Confira:
🥬Do Campo ao Campus - Estudantes de diferentes cursos do Campus Macaé visitaram três propriedades do Assentamento Celso Daniel, no município, no dia 10 de novembro, acompanhados pela nutricionista Alessandra Paravidino. Na ocasião, os alunos puderam conhecer a produção agroecológica dos agricultores familiares que são fornecedores do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). A ação estava vinculada à Expocit, evento que acontece anualmente no Campus Macaé.
![]() |
![]() |
🥗Palestra Comer pra quê? - A nutricionista e coordenadora de Alimentação Escolar da Prope, Vanessa Proêza, ministrou palestra sobre promoção de saúde e hábitos alimentares saudáveis para estudantes do ensino médio integrado do Campus Campos Guarus, no dia 16 de outubro. Durante o evento, foram abordados os pilares da alimentação saudável, como o aumento do consumo de alimentos in natura e minimamente processados; a importância da variedade de alimentos na dieta; alimentação e consciência ambiental; alimentação e saúde mental na adolescência; filosofia e estilos de dieta; e obesidade na adolescência.

Feira Agroecológica - No Campus Cabo Frio, a nutricionista Débora Santos promoveu uma Feira Agroecológica e uma exposição de produtos industrializados com alto teor de açúcar, com o objetivo de alertar os estudantes sobre o consumo desses alimentos. A ação foi realizada no restaurante do campus, no dia 08 de outubro.

Para a nutricionista Vanessa Proêza, as atividades realizadas contribuíram para sensibilizar estudantes, servidores e a comunidade sobre escolhas alimentares saudáveis, além de estimular o pensamento crítico sobre os sistemas alimentares, o desperdício de alimentos e a sustentabilidade.
“Ao promover ações educativas, a escola cumpre um papel fundamental de formação cidadã, fortalecendo o vínculo entre alimentação, meio ambiente, cultura e saúde. Essas vivências ajudam os estudantes a compreender que comer bem vai além do prato: envolve conhecer a origem dos alimentos, valorizar a produção local e refletir sobre hábitos que favoreçam uma vida mais equilibrada e sustentável”, destaca Vanessa.
A nutricionista ressalta ainda que, no contexto da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, “celebrar essa data também é uma forma de valorizar o trabalho das nutricionistas e das equipes de alimentação escolar, que atuam diariamente para garantir refeições adequadas, seguras e de qualidade, além de promover educação alimentar e nutricional de forma contínua”, finaliza.

