Notícias
IFF Campus Magé
Histórias de apoio e superação marcam primeira formatura do Campus Magé
A estudante Sibele comemora a conquista ao lado dos filhos (Foto: Divulgação/IFF).
"Eu estou muito emocionada. Hoje eu sei que eu tenho capacidade de chegar muito mais longe. E eu agradeço muito ao IFF por esse curso, por essa oportunidade de poder estar aqui hoje recebendo um certificado que pra mim vale muito! Agora eu quero começar, quero tudo que ficou parado lá atrás". Essa frase da formanda Sueli da Conceição, de 64 anos, resume o sentimento das mulheres que participaram da formatura, realizada no último sábado, dia 29 de novembro, na Escola Délio Pereira Sampaio, onde o curso foi ministrado com apoio da Prefeitura e da Secretaria de Educação do município de Magé, enquanto o prédio definitivo do Campus Magé está em construção.

Formanda Sueli da Conceição (Foto: Divulgação/IFF).
Ao todo, 20 mulheres de diversas idades, com realidades distintas, concluíram o curso em Assistente Administrativa, aplicado todos os sábados, durante seis meses. A estudante Sibele Farias, de 34 anos, estava acompanhada dos três filhos e da mãe e contou que para conseguir terminar o curso, precisou de uma rede de apoio para estudar. "A mulher precisa de um suporte, principalmente com os filhos. Agora eu espero dar uma estabilidade maior para minha família, pois com a minha formação eu posso buscar um emprego melhor e continuar a minha formação. O curso foi muito bom! Aqui consegui novas amizades onde todas se ajudavam e também abriu minha visão para muitas coisas, para me aperfeiçoar e me tornar melhor", destaca Sibele.

Essas histórias representam a importância da oportunidade de uma educação pública, gratuita e de qualidade e reforçam a missão da instituição, conforme ressalta a professora e paraninfa da turma, Janaína Rosa: "A entrega dos certificados simboliza a conquista dessas mulheres e o compromisso do IFFluminense e da prefeitura de Magé com a valorização feminina. A sala de aula trouxe acolhimento e reconhecimento. Participar do projeto confirmou que a educação transforma vidas — inclusive a minha."

A mesa de abertura contou com a participação da secretária de Educação do Município de Magé, Sandra Ramaldo, da diretora da escola Délio Pereira Sampaio, Débora Ofred e da coordenadora local do Programa Mulheres Mil, Maíra Freitas. E todas foram uníssonas em destacar que além da formação clássica, o curso também cumpriu o papel de promover o empoderamento das mulheres através da educação e da ampliação das oportunidades para o mercado de trabalho.