Canadense fala sobre suas experiências

por admin publicado 07/08/2014 20h19, última modificação 31/08/2023 12h47
A canadense Bobbi-Anne falou de suas experiências como intercambista para a comunidade do IFFluminense na última terça-feira, 05 de agosto, no auditório Cristina Bastos do campus Campos Centro.

Palestra Bobbi - intercambista

(Bobbi durante o encontro com a comunidade. Mais fotos no Facebook)

Bobbi-Anne Piercy, de 21 anos, é uma estudante canadense apaixonada por intercâmbios e pelo Brasil. Aluna do curso de Finanças e Administração Internacional da Vancouver Island University (VIU), ela fez intercâmbio na Finlândia, em 2013, e, neste ano, veio ao Brasil para intercâmbio de graduação no Instituto Federal Fluminense, campus Campos Centro, até o mês de setembro.

A canadense chegou ao Brasil em fevereiro. Já conheceu Salvador, a Chapada Diamantina, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Paraná. Em Campos, ela está hospedada na casa de uma aluna, também do IFF. Elas se conheceram pela internet.

Bobbi está fazendo disciplinas nos Cursos Superiores de Design Gráfico e Arquitetura e Urbanismo, além do curso de Espanhol, no Centro de Línguas (Celiff). Também está atuando como monitora nas turmas do curso de Inglês.

“Estou amando tudo, é um sistema de ensino bem diferente do canadense e as pessoas são muito receptivas e atenciosas”, declarou Bobbi, em português. Apesar do sotaque, ela se comunica tranquilamente na língua portuguesa.

A vinda da estudante para o Instituto foi possível porque a instituição tem uma parceria com a VIU, desde 2010, quando foi assinado um Memorando de Entendimento. Toda documentação necessária para seu intercâmbio foi viabilizada pelo Escritório de Cooperação Internacional do IFF, bem como o acompanhamento durante o período de estudos.

Para falar um pouco sobre suas experiências e impressões, o Escritório, juntamente ao Centro de Línguas (Celiff), organizou um encontro da comunidade acadêmica com a estudante no dia 05 de agosto de 2014. Bobbi abordou o sistema de educação canadense e a geografia do país, os aspectos culturais e econômicos e curiosidades sobre as diferenças entre Brasil e Canadá percebidas por ela.

Parceria: A parceria com a Vancouver Island University (VIU) já possibilitou o intercâmbio de professores e alunos brasileiros e canadenses, bem como o desenvolvimento de pesquisas em conjunto. Além disso, a VIU também recebeu três alunos de graduação do IFF, pelo Programa Ciência sem Fronteiras, em 2012.