Centro de Referência realiza Aula Magna de cursos de capacitação

por Comunicação Social da Reitoria. publicado 24/09/2024 13h59, última modificação 25/09/2024 11h24
O evento é o início de uma série de capacitações em Metodologias e Tecnologias para a Educação que serão disponibilizadas aos servidores.
Centro de Referência sedia aula magna para seus servidores

Da esquerda para a direita: Rodrigo Pereira (UniRio); reitor do IFF, Victor Saraiva; diretora do Centro de Referência, Aline Vasconcelos; e Georgia Regina (UFF Pádua).

O Centro de Referência do Instituto Federal Fluminense realizou a Aula Magna de Cursos de Capacitação em Metodologias e Tecnologias para a Educação, na manhã desta segunda-feira, 23 de setembro de 2024, dando início a uma série de cursos de capacitação na área. Os palestrantes convidados para o evento foram a doutora Georgia Gomes da UFF de Pádua e o doutor Rodrigo Pereira da UniRio. O evento também contou com a presença do reitor do IFF, Victor Barbosa, e dezenas de servidores.

A diretora do Centro de Referência, Aline Vasconcelos, explica que a unidade tem dois pilares, sendo um deles o de buscar metodologias e tecnologias para a educação no sentido de melhorar a qualidade do ensino. Desta forma, o evento visa mostrar como a tecnologia, quando bem utilizada, pode trazer benefícios tanto para alunos quanto para professores.

"A gente sabe que na era da informação, o professor não pode ser mais um mero transmissor de conteúdo. Ele precisa atrair o aluno, envolver, ter uma aula motivadora. O objetivo do evento de hoje é estar retomando essa parte de metodologias e tecnologias do Centro de Referência, onde nós vamos inaugurar uma série de capacitações para os nossos servidores e cujo objetivo final é melhorar a qualidade das aulas e da vida dos alunos", pontua.

A professora Georgia Gomes palestrou sobre o ensino remoto e as metodologias ativas, explicando que o uso de tecnologia no ensino deve se dar juntamente com as metodologias pedagógicas certas. "Não adianta, igual na época do ensino remoto, a gente utilizar a tecnologia só como meio de comunicação. As tecnologias ativas vem para fazer o estudante ser o centro, desenvolver o próprio conhecimento, e o professor ser o mediador desse aprendizado".

Já Rodrigo Pereira, que palestrou sobre a aprendizagem baseada em problemas e jogos educacionais, destacou a utilização de situações reais para os alunos desenvolverem soluções e se articularem, saindo do papel onde estão recebendo o conhecimento para um papel onde estão sendo os protagonistas na construção desse conhecimento.