Extensão

Cerimônia de Abertura da XVI Mostra de Extensão é marcada por liderança feminina

por Comunicação Social da Reitoria publicado 21/10/2024 23h06, última modificação 21/10/2024 23h06
Evento que reúne Uenf, UFF, IFF e UFRRJ segue até quinta-feira, 24, no Centro de Convenções da Uenf, em Campos, com programação diversificada.

Mulheres gestoras na cerimônia de abertura. Da esquerda para à direita: Ana Maria (UFF), Denise (IFF), Rosana (Uenf), Leila (UFF) e Elizabeth (UFRRJ) (Foto: Divulgação IFF).

O protagonismo de lideranças femininas durante a Cerimônia de Abertura da XVI Mostra de Extensão Uenf, UFF, IFF e VIII UFRRJ não passou despercebido na tarde desta segunda-feira, 21 de outubro de 2024, no Centro de Convenções da Uenf, em Campos-RJ.

Antes mesmo da mestre de cerimônia ressaltar o feito, já chamava a atenção a presença apenas de gestoras (sim, todas mulheres) representando as quatro instituições organizadoras do evento.

Eram elas: Rosana Rodrigues, reitora da Uenf; Leila Gatti Sobreiro, pró-reitora de Extensão da UFF; Denise Rocha Xavier, diretora de Extensão do IFF; Elisabeth Fonseca, diretora da UFRRJ Campos; e Ana Maria Almeida da Costa, diretora da UFF Campos.

“Isso aqui, de fato, é uma realidade que vem se concretizando pela participação cada vez mais reconhecida e mais efetiva das mulheres na vida acadêmica. Um ambiente ainda muito conservador e que somente muito recentemente começou a abrir espaço para participação das mulheres como uma conquista das próprias mulheres e não como um favor ou uma benesse que nós tenhamos recebido”, destacou a anfitriã do evento, a professora Rosana.

Neste ano, a Mostra de Extensão traz como tema central o Brasil e suas diversidades – Extensão como interação e transformação social, que, segundo Rosana, é relevante e inspirador.

“Essa diversidade a gente pode dizer que é sim a nossa maior riqueza, mas também é o nosso maior desafio. Como instituições de ensino superior públicas, nós temos o compromisso de promover o diálogo, mas também a inclusão e a construção de pontes entre os diversos segmentos da sociedade. E é exatamente aí que a extensão universitária tem o seu papel tão fundamental. É o caminho que nos leva a transformar o conhecimento produzido dentro da universidade em ações concretas que têm impacto na vida das pessoas. E, ao mesmo tempo, a oportunidade de aprender. Aprender com a sabedoria popular, com as experiências das comunidades, com os saberes tradicionais e trazer essas vozes para o centro do debate acadêmico”, complementou a reitora.

Após as falas de cada representante, foi realizada a palestra de abertura com o tema central do evento, ministrada pelo professor Sávio Freire Bruno (UFF).

A XVI Mostra de Extensão segue até quinta-feira, 24 de outubro, com uma programação diversificada: apresentações de trabalhos de extensão de estudantes, palestras, mesa-redonda sobre “Mulheres na Extensão”, além de atividades artísticas e culturais. Também estão previstas rodas de conversa com os núcleos do IFF: Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi), Núcleos de Estudos sobre Gênero, Diversidade e Sexualidades (Nugedis), Centros de Memória e Núcleos de Artes, Cultura e Educação (Nasce).

“Este evento, eu diria que também é um convite à reflexão. Como podemos, enquanto instituições públicas, potencializar ainda mais a nossa situação em favor das comunidades que mais precisam? Como podemos trabalhar para que nossa diversidade seja fonte de inovação, de inclusão e de desenvolvimento sustentável? São questões que nos desafiam e que ao mesmo tempo nos inspiram a continuar buscando soluções criativas e solidárias”, ressaltou Rosana.

Confira a programação completa no site do evento.

XVI Mostra de Extensão Uenf, UFF, IFF e VIII UFRRJ tem programação diversificada em Campos