Notícias
Pesquisa
Chegam ao fim o XVI Confict e o IX Conpg
(Foto: Programação Visual / IFF)
A cerimônia de encerramento do XVI Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica (Confict) e do IX Congresso Fluminense de Pós-Graduação (Conpg), que tiveram como tema as implicações do uso da inteligência artificial, foi realizada na última sexta-feira, dia 14 de junho de 2024. Junto da cerimônia, houve a premiação dos projetos de pesquisa dos alunos do IFF, da Uenf e da UFF, as instituições realizadoras do evento.
O Congresso, que aconteceu no Centro de Convenções da Uenf entre os dias 10 e 14 de junho, contou com 2508 inscritos e 1528 trabalhos nos eixos:
1. Clima e Sustentabilidade;
2. Fome zero, Saúde e Bem-estar;
3. Educação, Redução das Desigualdades e Justiça Social;
4. Cidades, Desenvolvimento e Inovação.
Cerimônia de Encerramento:
A cerimônia abriu com uma intervenção artística do aluno do Curso de Licenciatura em Teatro do IFF, Felipe Rangel, que declamou um poema sobre o lugar do negro na sociedade brasileira. Em seguida, a pró-reitora de Comunicação da Uenf, Maria Cristina Canela, foi convidada ao palco para demonstrar um balanço do evento, trazendo informações importantes como, por exemplo, a divisão de trabalhos entre os quatro eixos:
Eixo 1: 370 trabalhos;
Eixo 2: 327 trabalhos:
Eixo 3: 466 trabalhos;
Eixo 3: 381 trabalhos.
A coordenadora de Pós-graduação da UFF, Vanuza da Silva Pereira Ney, anunciou que a Instituição organizará uma viagem cultural pelo estado do Rio de Janeiro e aproveitou o momento para parabenizar os estudantes e orientadores que participaram do evento: "Esse congresso não seria possível sem vocês. Então, de antemão, eu quero parabenizar a todos independente dos que serão premiados hoje. Estar aqui, participando desse congresso, é realmente uma alegria e um privilégio para nossas instituições públicas", comentou.
Simone Vasconcelos, pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação do IFF, subiu ao palco para fazer seus agradecimentos e comentou a mudança de formato do Congresso: "O evento desse ano foi um evento diferente. Teve a ousadia da gente mudar o formato, e, pelo que observamos até agora, conversando com as pessoas, foi um sucesso. Foi interessante, diferente e muito integrador". Simone também utilizou sua fala para destacar o porte dessa reunião: "Um evento como esse, pelo número de inscrições e trabalhos apresentados, pode ser considerado compatível com o porte de um evento internacional. Isso só foi possível com o trabalho integrado de muitas pessoas envolvidas de todas as instituições organizadoras".
Premiação:
Após, foi realizada a premiação dos melhores trabalhos apresentados pelos estudantes durante os Congressos. Foram 1528 trabalhos de iniciação científica e tecnológica e de pós-graduação, sendo 280 do IFF.
O estudante Raul Chatel Neto, do Campus Campos Centro, participou pela terceira vez do Confict, apresentando o trabalho "A identidade demarcada na comunidade discursiva 'Divas Depressão' a partir do léxico e das mudanças linguísticas". O trabalho, vencedor do primeiro lugar na categoria de banner do eixo 3, teve como objetivo "ampliar a análise de como a pluralidade cultural e social dos indivíduos 'interfere' no campo dos estudos linguísticos e, por consequência, nos locais sociais ocupados por essas pessoas", disse o graduando.
Confira as listas dos premiados:
- XVI Confict;
- IX Conpg.