Cid Gomes assume o Ministério da Educação

por admin publicado 05/01/2015 08h30, última modificação 31/08/2023 12h44
Ex-governador do Ceará, Cid Gomes assumiu o cargo nesta sexta-feira, 02/01, no auditório do edifício-sede do MEC. O reitor do IFFluminense esteve presente na solenidade.

O novo ministro da Educação, o ex-governador do Ceará, Cid Gomes, assumiu a pasta nesta sexta-feira, 2/1. Henrique Paim despediu-se após 11 anos em diferentes funções no Ministério da Educação (MEC). A solenidade de transmissão de cargo, no auditório do edifício-sede do MEC, contou com a participação do presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Luiz Augusto Caldas Pereira.

Reconhecendo a importância da Rede Federal, o atual e o ex-ministro fizeram referências elogiosas aos institutos federais. Para tratar da agenda das instituições e da educação profissional e tecnológica, Cid Gomes sinalizou afirmativamente à solicitação de reunião com membros do Conif. A data do encontro será definida em breve.

Cid Gomes assume com a disposição de dar prioridade a compromissos estabelecidos pela presidenta da República, Dilma Rousseff, que, ao ser empossada para o segundo mandato, anunciou o novo slogan de governo: Brasil, Pátria Educadora. Para ele, o governo federal teve grande êxito, nos últimos 12 anos, ao tirar o Brasil do mapa da fome, ao promover a melhoria de vida de milhões de brasileiros. "O conhecimento, a educação, é o caminho certeiro para o desenvolvimento humano", disse.

Ao transmitir o cargo, Paim destacou que o país entra agora em um novo ciclo, que se reflete diretamente na aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE). "O PNE consolida nossos avanços dos últimos anos, e seu formato permite que a sociedade acompanhe de perto tudo o que pode ser realizado", afirmou. "O legado do PNE vai fazer com que o Brasil possa de fato se transformar numa pátria educadora."

Participaram também da cerimônia de posse, entre outras autoridades, reitores de institutos federais, as ministras Tereza Campello, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome; Eleonora Menicucci, da Secretaria de Políticas para as Mulheres; os ministros Arthur Chioro, da Saúde; Nélson Barbosa, do Planejamento, Orçamento e Gestão, e Gilberto Occhi, da Integração Nacional, além do governador do Ceará, Camilo Santana.

Ministro – Natural de Sobral, Ceará, Cid Gomes, 51 anos, é engenheiro civil. Governou o estado nos últimos oito anos. Em 1990, assumiu o primeiro cargo público, como deputado estadual. Em 1996, foi eleito prefeito de Sobral e reeleito quatro anos depois. Naquele período, ganhou destaque na área educacional e criou o programa que serviu de base para a elaboração do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa do governo federal.

Fonte: Ascom/MEC - Adaptada

IFF nas redes sociais: http://portal.iff.edu.br/redessociais

(Publicada em: 05/01/15)