Colóquio Abril Indígena será realizado de 19 a 23

por Comunicação Social da Reitoria publicado 15/04/2021 12h45, última modificação 31/08/2023 13h02
Inscrições estão abertas. Programação online, transmitida pelo IFFTube e pelo Instagram, contará com mesa-redonda, palestras e lives.
Colóquio Abril Indígena será realizado de 19 a 23

Inscrições e programação no Portal de Eventos do IFF (Arte: Bruno Leite)

A Pró-reitoria de Extensão, Cultura, Esportes e Diversidade (Proex) realiza o Colóquio Abril Indígena, evento institucional dos Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) do Instituto Federal Fluminense. Dentre os objetivos desses Núcleos destaca-se a abordagem das temáticas dos povos originários por meio de ações que envolvem as comunidades (interna e externa) do IFF. As inscrições podem ser feitas até o último dia do evento, gratuito e com emissão de certificados para os participantes. As listas de presenças serão passadas durante as atividades e poderão ser assinadas até o último dia.

O Colóquio com transmissão em tempo real ocorrerá entre 19 e 22 de abril, e contará com mesa-redonda e palestras transmitidas pelo canal oficial do IFF no Youtube, o IFFTube, e lives no Instagram dos Neabi. E o dia 23 de abril será mais uma oportunidade para quem deseja assistir às atividades dos dias anteriores, que ficarão disponíveis, gravadas. “Muitos estudantes, professores e servidores de modo geral não podem participar e assistir no dia e no horário da programação. Então, pensamos em dar mais um dia para ter a oportunidade de assistir e participar do evento de forma remota, assíncrona”, comenta o coordenador de Políticas Culturais e Diversidade do Instituto, Jonas Defante Terra.

O evento busca ampliar a conscientização sobre a importância dos direitos dos povos originários, além de difundir as informações científicas, saberes e fazeres culturais dos povos indígenas, bem como valorizar e destacar o princípio da dignidade da pessoa humana aplicada aos indígenas no contexto atual. “A proposta é dar ênfase às relações étnico-raciais indígenas existentes nos territórios, nas comunidades e nas cidades, bem como a incorporação da temática indígena nos currículos oficiais de ensino, por meio da Lei 11.645/08”, explica Jonas.

Confira a programação do Portal de Eventos do IFF.