Aulas

Com suspensão do calendário acadêmico, IFF orienta sobre as ações de ensino

por Comunicação Social da Reitoria publicado 30/03/2020 22h20, última modificação 10/10/2023 13h00
Atividades remotas voltadas ao enriquecimento da formação acadêmica ou relacionadas aos conteúdos regulares poderão ser realizadas, sem que sejam contabilizadas, em princípio, como atividades letivas ou avaliativas.
Com suspensão do calendário acadêmico, IFF orienta sobre as ações de ensino

O Instituto Federal Fluminense (IFF) suspendeu o calendário acadêmico por mais 30 dias, conforme noticiado AQUI. Com as aulas suspensas desde o dia 16 de março, serão, inicialmente, 45 dias sem aulas em função da necessidade de isolamento social, uma orientação das autoridades de saúde pública para evitar o contágio pelo Coronavírus e sua disseminação entre as pessoas.

Após reuniões e discussões internas, o IFF entendeu que a substituição  das aulas presenciais por aulas que utilizem meios e tecnologias de informação e comunicação (TICs) requer preparo e planejamento que passam pela formação dos docentes, produção de material, questões estruturais e até mesmo a própria cultura de autonomia dos estudantes no processo de aprendizagem. Pelo seu caráter inclusivo, pela diversidade de seus estudantes, cursos e campi, bem como as especificidades da educação profissional, essa substituição representa prejuízos irreparáveis para os alunos.

As considerações estão na Nota Técnica Nº 03/2020 que ainda traz orientações para organizar o trabalho remoto dos docentes e para as atividades de ensino durante a pandemia da Covid-19.

“A educação a distância não é uma alternativa meramente tecnológica ou digital que pode ser definida na execução, mas uma modalidade educacional que requer planejamento desde a construção do Projeto Pedagógico do Curso. Além disso, diversas atividades práticas, como as de laboratório e as políticas educacionais de pesquisa, extensão e cultura, orientadas à formação integral, sofreriam sérios prejuízos”, enfatiza o pró-reitor de Ensino do IFF, Carlos Artur Arêas.

Contudo, os estudantes poderão ter atividades remotas neste período de excepcionalidade voltadas ao enriquecimento da formação acadêmica, ou mesmo relacionadas aos conteúdos regulares, sem que sejam  contabilizadas, em princípio, como atividades letivas ou avaliativas.

“É hora de pensarmos no lado humano da crise, nos efeitos do distanciamento ou isolamento em nossos servidores e estudantes. As atividades remotas dos docentes podem incluir a construção de ações e políticas educacionais, capacitação dos docentes, incluindo a preparação para futuro trabalho com educação a distância, e atividades diretas com os estudantes”, complementa.

Veja abaixo os principais pontos da Nota Técnica:

Sou estudante, terei aulas online?

Os estudantes de Cursos Técnicos de Nível Médio e de Graduação não terão aulas presenciais substituídas por aulas online no IFF, contudo, poderão ter atividades remotas neste período de excepcionalidade, mas elas não serão contabilizadas, em princípio, como atividades letivas ou avaliativas.

A substituição de uma aula presencial por uma aula online não é tão simples quanto parece: requer organização e alterações nas questões pedagógicas, humanas e tecnológicas, exigindo preparo não só dos docentes como também dos estudantes.

O IFF entende que com sua natureza multicampi, atuação em diferentes níveis e modalidades de ensino, diversidade de público - entre jovens e adultos trabalhadores, muitos deles em situação de vulnerabilidade social e exclusão digital -, além da exigência do domínio de ferramentas e autonomia para os estudos que o ensino à distância requer, há prejuízos à formação dos estudantes se as atividades presenciais forem substituídas por atividades estritamente à distância.

Uma outra questão é que as atividades práticas são fundamentais na educação profissional, o que representa prejuízo para o ensino se substituídas por ações remotas.

Como fica o calendário?

O calendário acadêmico está suspenso por tempo indeterminado. É preciso aguardar para ver de que forma o Governo Federal vai tratar a questão da reposição das aulas, o que depende, inclusive, do tempo que durar esta fase de excepcionalidade.

Sou professor. O que devo fazer durante este período?

Como a suspensão das aulas não será caracterizada como férias, o trabalho remoto dos professores foi organizado pelas Diretorias de Ensino dos campi com base na mesma Nota Técnica, estimulando o desenvolvimento das ações educativas e demais funções institucionais.

Os docentes deverão elaborar, em conjunto com as coordenações de curso/área e Diretoria de Ensino de seus campi, o Plano de Trabalho das Atividades Remotas para um período de 30 dias. Este Plano deverá seguir as orientações das Diretorias de Ensino, de acordo com as prioridades e a realidade de cada unidade do IFF.

As atividades deverão ser registradas pelo docente, semanalmente, no Sistema Unificado de Administração Pública (Suap), e aprovadas pela chefia imediata ou Direção de Ensino do campus; acompanhadas e homologadas pelos coordenadores de seus respectivos cursos.

Que tipo de atividade poderá ser desenvolvida?

1 – Ações de Ensino, Pesquisa e Extensão, tais como elaboração de materiais didáticos; desenvolvimento de conteúdos culturais, de estudos voltados à avaliação das Políticas Educacionais Institucionais, entre outros; e Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ou dissertação de Mestrado em andamento.

2 - Atividades com os estudantes orientadas ao enriquecimento acadêmico e à formação integral.

3 - Capacitação/Aperfeiçoamento de Servidores na perspectiva do aprimoramento dos processos acadêmicos.

Todas as ações estão descritas e exemplificadas na Nota Técnica.