Medalha Pedro Ernesto

Conif, dirigentes e Rede Federal são homenageados pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro

por Comunicação Social da Reitoria publicado 19/08/2019 12h50, última modificação 31/08/2023 12h55
Dirigentes receberam a Medalha de Mérito Pedro Ernesto, principal homenagem que o Rio de Janeiro presta a quem mais se destaca na sociedade brasileira ou internacional.

Além do conjunto de medalhas, reitores dos Institutos Federais receberam moções de louvor e reconhecimento (Fotos: IFRJ)

A Câmara Municipal do Rio de Janeiro homenageou nessa quarta-feira, dia 14 de agosto, o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), dirigentes e toda a Rede Federal com a mais importante honraria da cidade: a medalha Pedro Ernesto.

A homenagem, que além do conjunto de medalhas incluiu a entrega de moções de louvor e reconhecimento aos reitores dos Institutos Federais, foi idealizada pelo vereador Reimont Luiz Otoni Santa Bárbara (RJ), que presidiu o evento.

A mesa solene foi formada pelo presidente do Conif, Jerônimo Rodrigues da Silva; pelo vice-presidente Administrativo, Virgílio Arararipe; pelo vice-presidente de Assuntos Acadêmicos, Flávio Nunes; pelo vice-presidente de Relações Institucionais, Marcelo Bregagnoli; pelo reitor do Instituto Federal do Rio de Janeiro, Rafael Almada; e pela reitora do Instituto Federal do Amapá (Ifap), Marialva Almeida.

Segundo o parlamentar, o Conif é uma referência e continua sua luta pela educação pública, gratuita e de qualidade para milhões de brasileiros. “O que a Rede Federal faz neste País é digno de nota. A educação da qual falamos aqui é aquela que se faz através da inclusão, da capilaridade, da inserção de jovens que residem nos mais distantes rincões do Brasil”, declarou Reimont.

O vereador lembrou que esse processo contínuo de inclusão é uma marca da Rede, que além da formação profissional, capacita seus estudantes para uma vida de plena cidadania. “A educação, dessa forma, é libertadora, a interiorização do ensino é uma atitude emancipadora, realizada através de projetos, da pesquisa e da extensão”, complementou.

O reitor do IFRJ, Rafael Almada, afirmou que a homenagem é uma forma de retribuir o esforço dos servidores públicos que dedicam suas vidas à promoção de uma educação diferenciada, transformadora, para os estudantes e a sociedade brasileira. “Fico muito feliz por estar aqui hoje, em ver a minha cidade, a Câmara Municipal, recebendo os membros do Conif e, ao mesmo tempo, reconhecendo a relevância de um trabalho que visa algo que vai além das salas de aula. Educação é vida, e ela deve ser plena”, disse.

O vice-presidente Administrativo e reitor do Instituto Federal do Ceará (IFCE), Virgílio Arararipe, agradeceu a homenagem em nome do Nordeste. “Nossa realidade atual prova o caráter transformador de que falamos a todo momento. Se antes os nossos jovens tinham dificuldades absurdas com o acesso à educação, hoje conseguimos atingir 320 mil matrículas em toda a região”, falou. Da mesma forma, a reitora do Ifap, Marialva Almeida, explicou que o processo de interiorização também contribuiu para mudar a vida de estudantes da Região Norte. “Alcançamos os ribeirinhos, andamos de barco, fomos às aldeias, e falar em inclusão para nós é ter a certeza de que a Rede Federal segue cumprindo seu papel diariamente”, comentou.

O vice-presidente de Assuntos Acadêmicos e reitor do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), Flávio Nunes, e o vice-presidente de Relações Institucionais e reitor do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), Marcelo Bregagnoli, disseram que a Rede Federal é uma realidade reconhecida pela sociedade por conta da proposta de ensino e da capilaridade. “Essa homenagem é um alento, uma força a mais para continuarmos nossa luta. O contingenciamento nos preocupa sim, mas vamos nos empenhar ao máximo para reverter a situação”, explanou Nunes.

Ao encerrar a cerimônia, o presidente do Conif, Jerônimo Rodrigues da Silva, fez questão de lembrar o que representa a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. “Temos mais de um milhão de estudantes matriculados, 80 mil servidores, realizamos um trabalho estratégico com a verticalização do ensino, sabemos bem da nossa função social e do quanto é imprescindível a inclusão que fazemos, levando uma educação de qualidade para regiões menos favorecidas”.

Jerônimo acrescentou que os Institutos Federais são uma realidade que deu certo, e que a questão do contingenciamento está sendo tratada e tem toda a atenção do Conif. “Neste momento gostaria de agradecer essa homenagem. Tudo isso nos dá ainda mais força. Este dia ficará guardado no coração de cada um de nós”, concluiu.

Também prestigiaram a solenidade pró-reitores, diretores gerais, docentes e técnico-administrativos do IFRJ.

Medalha de Mérito Pedro Ernesto A honraria foi criada através da Resolução nº 40, em 20 de outubro de 1980. Ela é a principal homenagem que o Rio de Janeiro presta a quem mais se destaca na sociedade brasileira ou internacional. A condecoração recebeu esse nome em reconhecimento ao trabalho do prefeito Pedro Ernesto, e por isso sua figura é estampada nas duas medalhas que fazem parte do conjunto.

*Com informações da Assessoria de Comunicação do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ)

Fonte: Assessoria de Comunicação do Conif