Conif publica protocolos de volta às aulas na Rede Federal

por Comunicação Social da Reitoria publicado 02/07/2020 10h35, última modificação 31/08/2023 12h59
O documento fornece diretrizes para volta à rotina acadêmica com redução dos riscos de potencial transmissibilidade viral. Não há data prevista para retorno às atividades presenciais.
Conif publica protocolos de volta às aulas na Rede Federal

Documento orienta quanto à elaboração de planos de contingência para retorno às atividades presenciais nas instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Arte: Conif)

Em meio à pandemia causada pelo novo coronavírus, a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica começou a reavaliar e planejar como será o processo de retomada de suas atividades laborais e acadêmicas. Nesse processo, as instituições têm mantido seu compromisso de entregar à comunidade acadêmica e ao País uma educação de qualidade e inclusiva.

O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), que congrega os 38 Institutos Federais, dois Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) e o Colégio Pedro II, preparou uma série de diretrizes para a elaboração de planos de contingência das instituições nesses processos de retorno às atividades. O documento fornece diretrizes para retorno à rotina acadêmica, reduzindo os riscos de potencial transmissibilidade viral.

“Trata-se de um compilado de informações, orientações, modelos e sugestões de ações voltadas ao enfrentamento dos desafios impostos pela crise sanitária. Pretendemos que ele auxilie essas instituições na retomada das atividades acadêmicas e administrativas, em um ‘novo normal’, garantindo a segurança e a produtividade institucional”, destaca o presidente do Conselho e reitor do Instituto Federal do Espirito Santo (Ifes), Jadir José Pela.

Jadir ressalta também que a situação é nova para todos e os parâmetros oficiais têm sofrido alterações e se aperfeiçoado com frequência e, por isso, o documento poderá ser atualizado em consonância com as futuras descobertas científicas e recomendações dos órgãos competentes.

O reitor do Instituto Federal Fluminense (IFF), Jefferson Manhães, reforça que estamos diante de um dos momentos mais desafiadores de nossas vidas. “Uma realidade inédita e repleta de incertezas. Por isso, esse conjunto de diretrizes permitirá que a Rede Federal possa planejar de maneira mais cautelosa sua nova organização a fim de retomar paulatinamente as ações educativas presenciais de uma maneira mais adequada e em um tempo em que haja segurança para todos os estudantes, servidores e colegas terceirizados”, comenta.

Jefferson afirma que haverá muitas mudanças no cotidiano de todos, especialmente em ambientes escolares, o que exige novos hábitos e novas ações. “Não é tempo de protagonismos individuais. É hora de fortalecermos nossos laços e buscarmos coletivamente nos ajustar às novas realidades e possibilidades. Esse documento reflete a importância de estarmos juntos, pensarmos juntos e planejarmos juntos estratégias e ações de enfrentamentos presentes e futuros. Não há dúvida alguma de que também contribuirá para as discussões que hora se iniciam em nossa Instituição sobre a formulação das diretrizes para o desenvolvimento das atividades educacionais remotas emergenciais”, avalia.

O documento foi construído por um grupo de trabalho com os reitores Aécio José Duarte (IF Baiano), Carlos Guedes (Ifal), Elaine Cassiano (IFMS), Jerônimo Rodrigues (IFG), Maria Leopoldina Veras (IF Sertão-PE), Rosana Cavalcante (IFAC), Ruth Sales (IFS) e Sônia Regina de Souza (IFC). A equipe teve apoio, durante o processo, das Câmaras Temáticas do Conif.

O documento está disponível para consulta e download.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Conif