Conquistas para o ensino multissensorial

por admin publicado 13/12/2011 15h30, última modificação 31/08/2023 12h46
A coleção "A Célula ao alcance da mão" vai beneficiar alunos com deficiência visual. A coleção fará parte de um projeto de extensão que trata da preservação da vida.

O IF Fluminense adquiriu a Coleção “A Célula ao alcance da mão” para o ensino multissensorial de Ciências. A conquista, no valor de R$ 50.000,00, aconteceu através de um termo de cooperação encaminhado pela Reitoria à atual Diretora de Políticas, Professora Simone Valdete e a Coordenadora de Ações Inclusivas do MEC, Nazaré Bezerra. O projeto, com previsão de início para Março de 2012, foi elaborado pela coordenadora do NAPNEE, Márcia Chrysóstomo.

A coleção fará parte de um projeto de extensão que terá como objetivo a promoção da saúde e preservação da vida. O embasamento será no conhecimento da estrutura e funcionamento de organismo de forma inclusiva. Pois, com suas diferentes texturas e cores, esta Coleção possibilita aos deficientes visuais (cegos ou com visão subnormal) o reconhecimento e identificação de diferentes componentes do organismo humano. Isto acontece através da exploração tátil, o que lhes facilita a compreensão. Trata-se de material didático inovador e de uso universal no ensino da Morfologia Humana e atende a pesquisadores, professores, estudantes de diferentes níveis de escolaridade, bem como a todo tipo de público.

O projeto é constituído de réplicas do corpo humano, tridimensionais e em relevo, esculpidas em gesso, resina plástica e outros materiais. A referida Coleção consta de sessenta e quatro peças, com riqueza de detalhes sobre células, organelas celulares, tecidos, órgãos e sistemas orgânicos, embrião e feto humanos, em dimensões próximas do normal e/ou ampliadas.

Por suas especificidades, cada peça é acompanhada de legenda explicativa, impressa em braile e tinta. Também fazem parte da Coleção o livro didático (impresso em braile e tinta), com embasamento teórico e metodológico para utilização da nova tecnologia, além de audiolivro.

O projeto pretende atender não apenas aos alunos do IFF, mas também aos alunos de outras instituições de ensino, pois estará aberto a visitação pública com monitores (alunos de Biologia e Enfermagem), que receberão treinamento para atuar. Também, através da itinerância, esta Tecnologia Socioeducacional pretende contribuir para melhorar o ensino do corpo humano e ampliar seu papel de facilitadora da inclusão de pessoas com deficiência visual ao conhecimento científico e tecnológico, atingindo outras  instituições no âmbito de atuação do IFF.