Ensino

Conselho Superior do IFF analisa diretrizes para as atividades pedagógicas não presenciais

por Comunicação Social da Reitoria publicado 20/08/2020 19h10, última modificação 10/10/2023 13h02
Reunião foi realizada nesta quinta, 20, e um novo encontro está agendado para segunda-feira, 24.
Conselho Superior do IFF delibera sobre diretrizes para as atividades pedagógicas não-presenciais

As diretrizes para a realização das Atividades Pedagógicas não Presenciais e Reorganização do Calendário Escolar 2020 foram apreciadas, em parte, pelo Conselho Superior do IFF, órgão máximo da instituição, na tarde desta quinta-feira, 20 de agosto.

Os conselheiros analisaram até o Art. 15 do documento que conta com 102 artigos e 27 páginas, fruto das relatorias das audiências temáticas realizadas com a comunidade abordando diversos aspectos a serem considerados na adoção do ensino remoto, tais como: ambientes virtuais de aprendizagem, registro de frequência, organização curricular, avaliação, estágio e bancas examinadoras. Também foram trazidas para o momento as contribuições dos Conselhos dos campi.

Um novo encontro foi agendado para o dia 24 de agosto, às 14h, para dar continuidade à análise do documento. A expectativa é de que com a aprovação das diretrizes pelo Conselho Superior, na sequência, as unidades do IFF possam definir as atividades pedagógicas que serão adotadas e o retorno do calendário letivo, considerando as necessidades e especificidades de cada curso e as condições e possibilidades de participação dos estudantes.

A reunião desta quinta-feira pode ser assistida pelos interessados no IFFtube, onde aconteceu a transmissão ao vivo. A próxima também poderá ser acompanhada em tempo real no canal institucional.

Presidente do Consup, o reitor do IFF, Jefferson Manhães de Azevedo, ressaltou que a realidade imposta pela pandemia da Covid-19 apresenta enormes desafios e que as diretrizes serão fundamentais para iluminar a ação educativa de cada um dos campi do IFF, com suas particularidades, e auxiliar os educadores a pensarem seu cotidiano curricular.

“Estas diretrizes são uma garantia de toda a preocupação dessa comunidade de educadores de podermos dar respostas possíveis em um momento de tantas contingências”, disse Jefferson.