Institucionalidade

Construção de novo PDI segue com visitas aos campi

por Comunicação Social da Reitoria publicado 06/07/2017 19h24, última modificação 31/08/2023 12h41
Documento, que será elaborado de forma participativa, prevê metas para o crescimento e alcance dos objetivos da instituição.
PDI

Dando continuidade ao trabalho de atualização do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2017-2021 do IFFluminense, a Comissão Central responsável pela coordenação do trabalho iniciou visitas aos campi para discussões e apresentação de sugestões por parte da comunidade. Os encontros seguem nos meses de julho e agosto, conforme cronograma que pode ser acessado AQUI.

Após o lançamento do processo de construção do PDI, em setembro de 2016, foi instituída a Comissão Central que teve o papel de propor definição inicial de objetivos, temas e metas, o que resultou em 55 metas consolidadas até o momento e homologadas no Colégio de Dirigentes. Estas metas são apresentadas nos campi, momento em que a comunidade pode contribuir com a construção do documento.

Para o diretor-geral do Campus Santo Antônio de Pádua, Arthur Rezende, o envolvimento dos servidores e estudantes no processo é importante, principalmente em um campus novo, com apenas dois anos e meio de funcionamento. “Nada mais pertinente para um campus em implantação, como o de Pádua, do que discutir o planejamento da instituição, uma oportunidade de debater e pensar metas para o Instituto como um todo em um espaço de construção coletiva”, avalia Arthur. “E o PDI estabelece possibilidades, objetivos e estratégias para nos ajudar a consolidar nossa missão de colaborar para o desenvolvimento local e regional”, afirma.

Ao lado da Comissão Central, trabalham as Comissões Locais em cada unidade, bem como as Comissões Temáticas que são definidas a partir das escutas nos campi, envolvendo cerca de 70 pessoas. Também foi criado, como ferramenta de diálogo e participação, o Fale Conosco, por meio do email comissaocentralpdi@iff.edu.br.

A construção do documento tem como base, explica José Luiz Sanguedo Boynard, pró-reitor de Desenvolvimento Institucional e integrante da Comissão Central, “a relação participativa da Reitoria, dos campi e da comunidade externa”. O processo envolve reflexões e discussões sobre a identidade institucional, os papéis de cada unidade, os desafios da Educação Profissional e Tecnológica e a importância de se estabelecer uma relação de compromisso com propostas para o Instituto como um todo.

Grupos de Trabalho se dedicam à redação de temas obrigatórios tais como, Missão e Visão, Princípios Filosóficos e Teórico-metodológicos, Organização Administrativa, Corpo de Servidores e Infra-estrutura Física; enquanto as metas e planos são construídos pela comunidade. O trabalho nos campi integra a 1ª fase da elaboração do PDI, que é a da sensibilização para buscar o engajamento das pessoas, conforme afirma Boynard. “A 2ª fase é a da construção, quando as propostas de metas e planos de trabalho serão sistematizadas”, explica. A terceira fase é a da redação do documento que deverá ser concluída até dezembro de 2017.

“Se, com todo este esforço, nós conseguirmos estabelecer a linha de origem da institucionalidade dos Institutos Federais, já será um resultado de grande benefício para as gestões futuras”, acredita Boynard.

Acompanhe as ações na página oficial do PDI AQUI.