Criação do Conselho de Campus é aprovada

por admin publicado 09/05/2011 12h25, última modificação 31/08/2023 12h45
Normas para eleição de dois representantes, de servidores e alunos, foram aprovadas pelo Conselho Superior, em sua última reunião, no dia 05 de maio.

As normas para a eleição de dois representantes, de servidores e alunos, para a composição dos Conselhos de campus foram aprovadas pelo Conselho Superior em sua última reunião, no dia 05 de maio. Além disso, o calendário geral para a sua composição, cujo prazo vai até o dia 22 de junho, também foi aprovada pelos membros do órgão colegiado.

A criação do Conselho de campus, uma iniciativa da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional e a proposta é que seja um órgão consultivo, deliberativo e fiscalizador sobre a organização do trabalho pedagógico, administrativo e orçamentário, tendo por finalidade colaborar para o aperfeiçoamento do processo educativo e zelar pela correta execução das políticas do Instituto Federal Fluminense e seu respectivo campus. Veja a composição e estrutura básica:

I. O Diretor (a)-Geral do campus, como membro nato;

II.Diretor de Ensino, indicado pelo Diretor-Geral do campus;

III. Diretor de apoio ao ensino ou cargo equivalente, escolhido pelos seus pares;

IV. Dois representantes do corpo docente, em efetivo exercício, eleitos pelos pares;

V. Dois representantes do corpo técnico-administrativo, em efetivo exercício, eleitos por seus pares;

VI. Dois representantes do corpo discente, com matrícula regular ativa, eleitos pelos seus pares;

VII. Um representante dos egressos, sorteado em lista de ex-alunos inscritos e interessados nesta representação, que não tenham vínculo atual com o IF Fluminense;

VIII. Dois representantes da sociedade civil, sendo um pertencente a entidades civis ou empresariais, e outro pertencente a pais de alunos ou seu representante legal, escolhidos pelos membros do Conselho de campus.

Segundo a Pró-Reitora de Desenvolvimento Institucional, Guiomar Valdez, “a implementação do Conselho de campus está dentro do processo de aprofundamento democrático do IF Fluminense, já iniciada pela atual gestão. A proposta é um fórum coletivo nos campi, onde servidores e alunos organizados com outros representantes poderão articular junto à Direção-Geral”.