Criação dos IFs completa cinco anos

por admin publicado 26/12/2013 14h15, última modificação 31/08/2023 12h47
Em 29 de dezembro de 2008, a Lei 11.892 criou 38 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, entre eles, o Instituto Federal Fluminense (IFF).

A criação dos IFs representou uma expansão da qualidade e do atendimento da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Os Institutos nasceram a partir dos antigos Cefets, unidades descentralizadas de ensino, escolas agrotécnicas, escolas técnicas federais e vinculadas a universidades.

Para o reitor do Instituto Federal Fluminense, Luiz Augusto Caldas, é importante valorizar a data de criação dos IFs em um momento do ano com celebrações tão importantes como o Natal e o Ano Novo, visto ser uma iniciativa no âmbito da educação brasileira.

“Ao longo desses cinco anos, os IFs têm cumprido com rigor a sua missão que é a de se colocar como uma instituição que desenvolve uma educação profissional humanista, que tem um papel fundamental para a juventude e para os trabalhadores brasileiros, uma instituição para ouvir e perceber os anseios daqueles que ficaram à margem das oportunidades da educação. Para o futuro, os IFs têm o compromisso de cada vez mais desempenhar o seu papel que é determinante para a transformação social, contribuindo para construir uma sociedade melhor”, destacou Luiz.

Atualmente, a Rede Federal é composta por 38 Institutos Federais, dois Cefets, o Colégio Pedro II e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

As 459 unidades distribuídas pelo Brasil contabilizam um milhão de matrículas e, para 2014, a previsão é de chegar a 562 unidades em funcionamento. A Rede oferece cursos de educação inicial e continuada, técnicos, superiores e de pós-graduação.

Saiba Mais: A história dos Institutos Federais tem raízes antigas. Em 1909, foram criadas 19 Escolas de Aprendizes e Artífices - uma delas em Campos dos Goytacazes-RJ - e que mais tarde deram origem as Escolas Técnicas e aos Cefets. Apesar das mudanças de nomenclatura ao longo dos anos, a Rede Federal mantém o seu objetivo de oferecer uma educação de qualidade e libertadora para todos.

Mapa da Rede Federal:

Mapa da Rede Federal

(Publicada em 26/12/2013)

(Informações com Ascom Conif e Setec/Mec)