Notícias

Curso de Capacitação

Curso de Lógica e Arte na Redação Científica para servidores é realizado no Campus Guarus

por Comunicação Social da Reitoria publicado 05/04/2019 10h56, última modificação 31/08/2023 12h53
O objetivo é de que o público-alvo consiga adequar conhecimentos de ciência e comunicação para o texto científico.
Curso de Lógica e Arte na Redação Científica

O curso foi realizado no auditório do campus Guarus

  A  Essentia Editora do Instituto Federal Fluminense junto a Pró-reitora de Pesquisa, Extensão e Inovação realizaram, por meio da Escola de Formação, o curso de Lógica e Arte na Redação Científica” para servidoresDurante o curso os servidores tiveram a oportunidade de pensar a escrita do artigo cientifico como uma forma de produção de conhecimento para a ciência, por meio de reflexões teóricas e análises de conteúdo. Foram ofertadas um total de 200 vagas. 

  O curso teve dois dias de duração, de 2 a 3 de abril, e foi ministrado pelo professor Gilson Volpato, pós-doutor pela Faculdade Agricultural Research Organization (A.R.O.), de Israel. Ele falou sobre a finalidade do curso de nortear os servidores sobre a estruturação de um artigo científico: “É primordial entender como se organizam logicamente as ideias. O curso visa mostrar como o pensamento cientifico se desdobra sobre o processo de escrever o artigo, que é um dos elementos necessários para entrar na construção do conhecimento”. Gilson acrescenta que “as dúvidas encontradas durante a redação poderão ser respondidas pelo próprio indivíduo se ele entender o processo”.  

  Raimundo Hélio Lopes, professor de História do Campus Quissamã, disse que sempre é bom aprender novas coisas e saber que o IFF investe na formação do servidor, trazendo professores renomados para ministrar cursos, visando o investimento nas publicações internas. Eventos como esse mostram a força que essa instituição tem, que vai além de pensar não apenas o servidor de aula, e sim em algo maior”.  

 Inez Barcellos de Andrade, membro da Comissão de Editores Científicos da Essentia Editora explica que esse é o primeiro curso, dentro da modalidade de lógica científica, em 2019. Outros cursos já estão previstos para o segundo semestre. “Visamos capacitar autores dentro do Instituto, tanto aqueles que orientam a produção quanto aqueles que estão produzindo seus próprios trabalhos de mestrado e doutorado”, disse.