Curso Liderança e Desenvolvimento de Equipes é ofertado para gestores do IFF

por Comunicação Social da Reitoria publicado 06/11/2018 12h11, última modificação 31/08/2023 12h52
A qualificação é voltada para pró-reitores, diretores e coordenadores do Instituto.
Curso Lideranças e Desenvolvimento de Equipes é ofertado para gestores do IFF

Servidores de diferentes campi participaram do curso ministrado pelo administrador e mestre em Gestão, Fernando Segalote.

“Para ser um bom líder, é preciso estar bem conectado com a equipe, pois a liderança bem conduzida gera engajamento, comprometimento e performance (resultados)”. Este foi um dos conceitos apresentados aos participantes do curso “Lideranças e Desenvolvimento de Equipes”, ofertado pelo Instituto Federal Fluminense, por meio da Diretoria da Escola de Formação e Desenvolvimento de Pessoas, em parceria com a Escola de Administração Fazendária (ESAF) e ministrado pelo instrutor Fernando Segalote, administrador e mestre em Gestão.

O curso teve início nesta terça-feira, 06 de novembro, e segue até a próxima quinta, dia 08, na Reitoria do IFF, para servidores ocupantes de cargos de gestão no Instituto: pró-reitores, diretores e coordenadores.

A capacitação foi dividida em cinco fundamentos que direcionam o tema Liderança: acredite que você pode; busque um diferencial; desafie-se; engajamento da equipe; prática deliberada.

“A proposta do curso é mostrar que líderes podem ser formados, que a liderança pode sim ser aprendida e aprimorada. É preciso desconstruir a ideia da exclusividade do líder nato, extrovertido, com facilidade de comunicação, ou seja, há muita oportunidade em outros estilos de liderança porque existem maneiras diferentes de se conectar com o próximo”, destacou Fernando Segalote.

Ele afirma ainda que não existe atalho para o aprimoramento das capacidades de cada indivíduo. “O talento é fruto de planejamento, entrega, dedicação e esforço. E o mesmo ocorre com a capacidade de condução. Entretanto, é preciso deixar claro que a liderança mais efetiva não é imposta, e sim conquistada por meio da conexão do líder com seus liderados”.